quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

DESERTO

Quero contemplar-Te no santuário e avistar o Teu poder e a Tua glória. Salmo 63:2

Dos 150 cânticos do Livro dos Salmos, há quem diga que Davi tenha escrito pelo menos a metade. Trata-se de orações que foram divinamente preservadas para o nosso benefício. Cada uma é como um meio de ligar as dúvidas humanas às promessas divinas, cada medo nosso ao conforto do Eterno. 

Sempre gosto de voltar ao Salmo 63. Ele se tornou um dos meus salmos prediletos. Nele o louvor brota de uma vida apegada a Deus: “Quero contemplar-Te no santuário e avistar o Teu poder e a Tua glória. O Teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios Te exaltarão” (Sl 63:2, 3). 

Davi sabia que louvar é bem mais do que uma ação isolada: é um jeito de viver a vida. Ele tinha um coração ligado ao coração de Deus. Enxergava a providência divina em tudo à sua volta. Encontrava satisfação em simplesmente cantar de alegria. O que me intriga é saber que esse poema foi escrito em um lugar inusitado, em dias bem complicados. Os estudiosos dizem que Davi compôs esse salmo quando estava no deserto de Judá, enquanto fugia do rei Saul. Nele não encontramos nenhum pedido do salmista, apenas declarações de amor, de gratidão e de seu desejo de ter um relacionamento mais profundo com Deus. O foco do salmista não estava nas coisas comuns da vida, mas em sua relação com o Eterno. Essas palavras não foram escritas em uma das salas do palácio, muito menos em um dia de festividades, mas são fruto da travessia nas areias quentes de um deserto. 

Davi podia louvar a Deus bem ali, no meio do nada, pois havia um santuário em seu coração. Ele me ensina que não são lugares ou circunstâncias que definem minha disposição para adorar. Não são os dias bons, as orações atendidas ou as realizações desejadas que colocam louvor em meus lábios. Isso já está resolvido. Até mesmo o deserto vai conhecer a minha voz, pois até mesmo ali eu vou louvar. 

Se você vive dias assim, de fuga, de aridez e de privação, louve. Relembre as maravilhas que o Senhor já realizou em seu favor e cante! Ah, e não se esqueça: Deus está com você mesmo em meio ao deserto. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/desertos/

Nenhum comentário: