segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

A FESTA DAS LUZES

Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. João 1:9

Minha lista para o Natal: família, presentes, enfeites, mesa farta, alegria e, é claro, o presente para Jesus. Não se esqueça desse último item, OK? Seria uma grande desfeita dar presentes para todo mundo, menos para o Aniversariante. E lembre-se de que Ele não precisa de roupas, sapatos, móveis ou imóveis. Jesus gosta de ganhar corações. 

Entre tantas coisas belas do Natal, existe outro detalhe que também não pode faltar: as luzes! Se fôssemos eliminar todos os símbolos associados ao Natal e deixar apenas um, a escolha seria a luz. Pode ser o pisca-pisca no pinheirinho ou as velas na mesa de jantar. No Natal, tem que ter luz. 

Uma família norte-americana levou isso a sério e até entrou para o Guinness Book por ter a casa mais iluminada do planeta na época do Natal. A residência foi enfeitada com 601.736 lâmpadas, todas devidamente sincronizadas. Coisa linda de se ver! Mas a conta de energia elétrica não deve ter sido tão agradável… 

O verso de hoje diz que, quando Jesus nasceu, chegou “ao mundo a verdadeira luz”. No momento mais escuro da história, quando a humanidade estava perdida em seus devaneios e desesperanças, Cristo veio para espantar as trevas causadas pelo pecado. À meia-noite da existência, em um estábulo em Belém, a Luz do mundo nasceu. 

Segundo o teólogo Richard Davidson, possivelmente a concepção de Jesus tenha ocorrido na época do Hanukkah, o Festival das Luzes, no mês de dezembro. Isso indica que o nascimento do Salvador teria sido entre os meses de setembro e outubro, na época da Festa dos Tabernáculos, período em que o povo morava em cabanas e Jerusalém ficava toda iluminada. Não é à toa que o apóstolo João conecta o nascimento de Jesus com a ideia da luz e faz um paralelo com a criação. O mesmo Deus que disse “haja luz”, no princípio, nasceu em Belém para iluminar corações escuros. 

Não importa a data e a condição em que nos encontramos agora. Neste Natal, dê um presente a si mesmo: deixe a luz de Jesus entrar em seu coração. Se isso acontecer, a sua vida terá um sentido real e, o melhor, um dia você estará no Céu, ao lado de Jesus, por toda a eternidade. Lá será um “Natal sem fim”, pois Cristo será a nossa eterna “lâmpada” (Ap 21:23, NAA). 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-festa-das-luzes/

Nenhum comentário: