Pois nós nascemos ontem e não sabemos nada. Jó 8:9
Vivemos em uma época de explosão do conhecimento. Em nenhum outro período da história houve tanta informação disponível para todas as pessoas ao mesmo tempo. Hoje temos acesso a bibliotecas inteiras, resposta para quase qualquer tipo de pergunta, além da possibilidade de saber as principais notícias do dia – tudo na velocidade de um clique. É tanta informação que, se colocássemos tudo isso em tablets, a quantidade de aparelhos perfilados quase chegaria à Lua!
No entanto, não é pelo excesso de conteúdo que ficamos mais sábios. Atualmente existe tanta informação processada e simplificada que achamos que estamos bem informados. Triste ilusão! Isso sem contar as infindáveis fake news, que só atrapalham. Anos atrás, antes do advento da tecnologia da informação, tínhamos uma pequena noção da nossa falta de conhecimento. Hoje, porém, fica evidente o tamanho da nossa ignorância.
Vivemos também na época da opinião. O famoso “eu acho” aparece onde muitas vezes não é chamado. Já percebeu como as pessoas querem dar palpite em tudo? Se há um acidente de avião, criam teorias sobre a tragédia antes de saber o que dizem os especialistas. Se aparece na mídia uma notícia de escândalo, muitos são ávidos em compartilhar a mensagem sem antes checar a realidade dos fatos.
Diversas vezes, a Bíblia nos aconselha a reconhecer nossa própria ignorância. Esse é um passo importante na busca do conhecimento. Salomão escreveu: “Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal” (Pv 3:7). Isaías também declarou: “Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião” (Is 5:21). Que textos fortes! Precisamos entender que quanto mais aprendemos, mais sabemos que nada sabemos! Sócrates já dizia isso.
Lembre-se de que você não sabe tudo. Ponha de lado seu orgulho e ouça pessoas mais experientes. Busque o verdadeiro conhecimento e, se tiver que dar opinião sobre alguma coisa, pense antes de falar. Disse alguém: “É melhor manter a boca fechada e parecer estúpido do que abri-la e eliminar toda a dúvida.”
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/so-sei-que-nada-sei/
Nenhum comentário:
Postar um comentário