sexta-feira, 22 de setembro de 2023

O CALENDÁRIO DE DEUS

Não compete a vocês saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela Sua própria autoridade. Atos 1:7

Você consegue memorizar com facilidade datas importantes, como aniversário, casamento, batismo e reuniões de trabalho? Ou você é daquelas pessoas que esquecem o dia do próprio nascimento? 

Para evitar esses lapsos de memória, ainda bem que existe o calendário! Esse “salvador da pátria” foi criado pelos sumérios por volta do ano 2700 a.C. e, posteriormente, foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares de 30 dias, que começavam com o surgimento da lua nova. 

A palavra “calendário” vem do latim calendarium, que significa “livro de calendas” (calendas era o primeiro dia de cada mês no calendário romano). Esse livro era usado para contar os dias das festividades religiosas na Roma antiga, antes da criação do calendário juliano. Atualmente seguimos o calendário gregoriano, instituído em 1582 por iniciativa do papa Gregório XIII. Ele substituiu o calendário juliano e tem sido o mais utilizado no mundo inteiro. 

Quando penso nesse recurso tão necessário, logo me vem à mente as palavras de Jesus mencionadas no dia da Sua ascensão. Ele Se dirigiu a uma audiência ávida de saber detalhes do calendário de Deus. Jesus, então, enfatizou que o mais importante a respeito de Sua volta não é o quando, mas sim como devemos nos preparar para esse grande evento. 

Em outra ocasião, Cristo disse: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no Céu, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mc 13:32). Se os próprios seres celestiais, que não têm pecado, desconhecem o dia e a hora do retorno de Jesus, por que deveriam os cristãos especular a respeito dessa data? Infelizmente muitos marcaram e ainda marcam datas para o regresso de Cristo, com base em argumentos fantasiosos. Outros até ensinam que Jesus já veio espiritualmente! 

Se a data fosse o aspecto principal, Cristo nos teria dito. Mas Ele enfatizou outras coisas, como os sinais e o preparo dos Seus seguidores. Diante disso, sabe o que devemos fazer? Esperar com paciência, buscar o batismo diário do Espírito Santo e pregar o evangelho com toda a força. Quanto à data, deixe isso com Deus. No dia certo e na hora exata, Jesus voltará! 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-calendario-de-deus/

Nenhum comentário: