Certamente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e sobre Si levou as nossas doenças. Isaías 53:4
Na língua portuguesa, os verbos vicários (mais comumente “ser” e “fazer”) são usados para evitar repetições desnecessárias no texto, deixando-o esteticamente mais belo e fluente. São também chamados de “verbos substitutos” (“vicário”, do latim vicarius, significa “no lugar de”). Exemplo: “Ele não viaja como viajava antigamente.” Para não repetir o verbo “viajar”, a frase poderia ser: “Ele não viaja como fazia antigamente”.
A Bíblia apresenta outro Verbo vicário. Na verdade, trata-se de uma Pessoa. João afirma que “o Verbo Se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:14, NAA). Jesus é chamado de Verbo porque é o Único que dá sentido ao “texto” da nossa existência. Assim como o verbo é o elemento que determina o sentido fundamental de uma oração, Jesus é responsável pelo nosso movimento, nossa “vida, respiração e tudo mais” (At 17:25, NAA).
Jesus é a Palavra ambulante que transbordou em glória, graça e verdade – atributos que exprimem o que há de melhor no Universo. E mais do que um mero conceito, o Verbo não permaneceu isolado no “vocabulário de Deus”, mas Se encarnou em nosso mundo sombrio, traduzindo para o sotaque humano o eterno amor do Pai.
Como ninguém, Jesus conhece os “pontos” e as “vírgulas” que o pecado trouxe à nossa vida. Ele mesmo provou o amargo cálice da separação, sofrendo a morte eterna na cruz do Calvário. O Verbo “foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades” (Is 53:5) a fim de nos livrar das “repetições desnecessárias” no pecado.
Sobre esse imenso sacrifício, Robert Sproul escreveu: “Foi obsceno, mas foi belo, porque por meio dessa separação podemos um dia experimentar a aproximação plena de Deus. Contemplaremos um dia, sem véu, a luz da face de Deus” (Quem é Jesus?, p. 104).
Qual é a sua reação diante desse amor incalculável? Que resposta você daria a Jesus por ter morrido em seu lugar? Ao olhar para a cruz, Jesus não quer que você tenha dó Dele. Chorar e se lamentar não é o bastante. Jesus quer tudo. Ele quer o seu coração!
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-verbo-vicario/
Nenhum comentário:
Postar um comentário