terça-feira, 21 de março de 2023

CRENTE OSTENTAÇÃO

Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

Hoje em dia, a internet virou uma grande passarela de exibições. Cada vez mais as pessoas divulgam os seus “desfiles”, as suas conquistas e os seus “showzinhos” particulares, na ânsia de ser notadas. Não é comum ver postagens de fracassos ou selfies com cara de choro. 

Há pouco tempo, apenas alguns figurões faziam sucesso, e isso através da televisão. Atualmente qualquer pessoa com certa criatividade, talento e acesso às redes sociais é capaz de viralizar. A internet veio para transformar a nossa vida e acabou se tornando uma grande prateleira de rótulos e ostentação. 

Não é pecado fazer parte de uma rede social, desde que utilizada de maneira correta. Você pode compartilhar as fotos do almoço ou vídeos de um passeio, por exemplo. O problema reside em tornar isso um trampolim para a promoção de vaidades e orgulho. Devemos lembrar que a internet não é uma zona neutra, de total liberdade, na qual postamos o que bem entendemos. Aquilo que publicamos afeta a nossa espiritualidade e revela a nossa intimidade com Deus. Os dedos “falam” do que está cheio o coração. 

Quando lemos a Bíblia, percebemos que a ostentação acompanha a humanidade desde os seus primórdios. Os construtores da Torre de Babel, por exemplo, queriam tornar célebre o próprio nome (Gn 11:4). Séculos mais tarde, no auge desse império de confusão, o rei Nabucodonosor erigiu os jardins suspensos e outros grandes edifícios em Babilônia para a glória da própria majestade (Dn 4:30). 

Essa postura não é exclusiva dos povos pagãos. O rei Ezequias, de Judá, em vez de testemunhar à comitiva babilônica sobre os feitos do Senhor, ostentou riquezas e conquistas materiais. Em vez de louvar a Deus pela cura, exaltou-se e demonstrou o que de fato “havia em seu coração” (2Cr 32:31). Se tivesse uma conta no Instagram ou Facebook, Ezequias publicaria muitas selfies das glórias do “seu” reino! 

E você, o que costuma publicar? O que os seus seguidores veem em suas redes sociais? Cuide do seu coração, pois dele procedem as fontes do seu conteúdo digital. Fuja da ostentação! Lembre-se de que os olhos de Deus estão sempre voltados para você.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/crente-ostentacao/

Nenhum comentário: