terça-feira, 7 de março de 2023

A SELFIE DE DEUS

De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom. Romanos 7:12

Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores artistas de todos os tempos. Sua obra mais conhecida é o quadro Mona Lisa, que está exposto no Museu do Louvre, na França. Quem conhece as suas pinturas sabe que ele costumava desenhar nos personagens alguns traços da sua própria fisionomia. Assim, os retratos ganhavam um nariz avantajado, cabelos compridos e uma barba esvoaçante. 

Toda arte revela aspectos do seu criador e serve como uma extensão do artista. Esse princípio pode ser percebido nos Dez Mandamentos, apresentados em Êxodo 20. Ao escrever a lei com o próprio dedo em duas tábuas de pedra (Êx 31:18), Deus revelou à humanidade não apenas a Sua vontade, mas também a essência de quem Ele é. Ellen White comentou: “A lei de Deus é o reflexo de Seu caráter” (Refletindo a Cristo, p. 150). É interessante observar que tanto a lei quanto o Legislador possuem os mesmos atributos de perfeição, santidade, justiça e beleza. Podemos dizer, então, que a lei é uma selfie do caráter de Deus. 

Se pudéssemos resumir a lei divina em uma só palavra, “amor” seria a escolhida. O apóstolo Paulo escreveu: “Quem ama o próximo cumpre a lei”, e “o cumprimento da lei é o amor” (Rm 13:8, 10, NAA). O amor é a essência da lei; o resumo dos seus princípios. Os quatro primeiros mandamentos do Decálogo se relacionam com o amor a Deus, e os seis mandamentos restantes, com o amor ao próximo. A lei e o Seu autor são definidos pela palavra “amor” (1Jo 4:8). 

Porém, como em todas as obras de arte, alguns cuidados devem ser tomados. Em sua primeira carta ao jovem Timóteo, Paulo advertiu: “A lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada” (1Tm 1:8). A lei de Deus tem sofrido forte oposição ao longo dos milênios. Entre esses usos indevidos encontram-se o legalismo (achar que a obediência à lei pode salvar) e o liberalismo (achar que a lei não serve mais para nada). 

Deus quer que tenhamos um correto relacionamento com a Sua lei. Ela não foi feita para salvar; a função dela é apontar o pecado, ser a norma do Juízo e nos conduzir ao Salvador (Gl 3:21). Convido você hoje a contemplar a lei do Senhor. Nela você verá a beleza do amor de Jesus.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-selfie-de-deus/ 

Nenhum comentário: