domingo, 18 de dezembro de 2022

SEXO, NADA MAIS

Acã respondeu: “É verdade que pequei contra o Senhor, o Deus de Israel.” Josué 7:20

Foi só sexo. Não significou nada para mim!” Imagine que, com essa explicação, o marido tente convencer a esposa a não abandoná-lo depois que ela descobre uma traição. Por algum motivo equivocado, há cônjuges que engolem esse tipo de argumentação, mas é inegável o rastro nefasto de desconfiança e temor que fica instalado no matrimônio. Homens e mulheres são diferentes na forma de ser, sentir e viver um relacionamento íntimo. Contudo, tanto para mulheres como para homens, a infidelidade gera uma chaga difícil de curar, um desafio muito grande para ser superado. Pior que nossa dificuldade natural em confiar depois de uma desilusão amorosa é o arrependimento cheio de justificativas que alguns apresentam. O arrependimento envolve tristeza e pesar pelo erro cometido. O remorso também. Tanto Pedro como Judas ficaram amargurados depois de trair a confiança de Jesus.

A diferença entre o remorso e o arrependimento é que o arrependido não procura desculpar nem justificar o erro. Quem sofre remorso, por sua vez, está muito mais preocupado com as consequências de seus atos que com os atos, propriamente ditos.

O arrependimento envolve um pesar pelo pecado em si. O remorso lamenta a vergonha da exposição pública ou o fato de o culpado não ter podido escapar impune. Acã só confessou o que fez porque pensava que, com isso, escaparia das consequências. “Seu arrependimento não foi sincero; não houve tristeza pelo pecado, mudança de propósito nem aversão ao mal” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 435 [498]).

Assim como o pecado de Acã, o adultério também é movido por um tipo de cobiça misturada com lascívia ou sensualidade. É a incapacidade de controlar desejos arrebatadores. Entretanto, nenhum desejo forte surge inadvertidamente. Sempre existem outros menores e “inofensivos” que, por displicência, deixamos contaminar o coração e a mente. Acã brincou com a verdade. Muitos agem assim diante do sétimo mandamento. Apesar disso, ainda resta esperança para o pecador. Assim como Jesus perdoou e restaurou a mulher adúltera e a samaritana junto ao poço, Ele pode fazer o mesmo com a sua vida. Estaria você disposto hoje a pedir que Ele o torne alguém puro, equilibrado e confiável nos relacionamentos?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/sexo-nada-mais/ 

Nenhum comentário: