Darei a vocês pastores segundo o Meu coração, que os apascentem com conhecimento e com inteligência. Jeremias 3:15, NAA
Se você tivesse que, sozinho, escolher o próximo pastor da sua igreja, como ele seria? Que idade teria? Como seria o jeito dele de ser e de lidar com as pessoas? Como seriam os sermões dele? Que qualidades ele não poderia deixar de ter? Teria ao menos um título universitário? Um mestrado ou doutorado? Falaria mais de um idioma? Qual seria a nacionalidade dele? E o carro dele? E o corte de cabelo? Você exigiria que ele tivesse vários anos de experiência no ministério? Que soubesse cantar? Que fosse casado? Talvez você nunca tenha pensado em nada disso, mas muita gente na igreja faz isso o tempo todo, sabia?
Entretanto, por melhor que seja a sua escolha, entre os disponíveis só estarão os péssimos e os ruins. Os bons nunca são chamados. Isso tem acontecido desde o princípio. Moisés teve a liderança questionada dentro da própria família. Samuel, por insistência do povo, aposentou antes da hora. Paulo foi recebido com desconfiança nas primeiras igrejas onde pregou. Pedro se desentendeu com Paulo, sendo repreendido por seu tradicionalismo e preconceito. Nem mesmo os modelos bíblicos são perfeitos, exceto o de Cristo, que durou só três anos e meio e, por sinal, não agradou a todos.
Hoje, infelizmente, muitas vezes não oramos para que nossos líderes sejam homens segundo o coração de Deus, mas para que se comportem do jeito que nos agrada, torçam para o mesmo time que nós, tenham um nível socioeconômico e educacional igual ao nosso, gostem de comer aquilo que apreciamos e sejam nossos brothers. Por isso, desejamos escolhê-los a dedo para garantir que não falhem como os anteriores, que sejam humildes, trabalhadores e carismáticos, que exerçam autoridade na medida certa, que façam sermões interessantes e não se ausentem mais do que devem.
O apóstolo que mais estabeleceu igrejas logo depois da morte e ressurreição de Jesus nos aconselhou a apoiar os líderes que de bom grado servem à obra do Senhor, “pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas” (Hb 13:17). Faça isso. Não é só ele que terá de prestar contas a Deus pelo que fizer ou deixar de fazer. Você também.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/pastor-segundo-o-coracao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário