sexta-feira, 30 de setembro de 2022

AQUELES QUE PODEM ENSINEM!

 Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. Provérbios 22:6

Passei por um grupo de meninos que estava em pé. Segundo as regras do refeitório, eles deviam estar sentados. Então lhes pedi que se sentassem. Enquanto eu passava pelo grupo, ouvi uma voz conhecida dizendo aos seus colegas de escola: “Pessoal, vamos nos sentar, porque sabemos muito bem das regras”, e vi que era um dos meus alunos “mais improváveis”.

Ele tem 17 anos. Seu pai está na prisão, sua mãe morreu quando ele tinha oito anos de idade. Sua avó, que cuidava dele depois da morte da sua mãe, morreu quando ele tinha 15 anos. Agora ele vive com sua irmã de 22 anos. Ele está sob prisão domiciliar e é líder de uma gangue.

Enquanto eu caminhava pelo refeitório novamente, não pude deixar passar a oportunidade de ajudar esse aluno a ter um “momento de aprendizado”, mas foi ele que me ensinou uma lição. Então eu lhe agradeci.

É minha obrigação, professora. Vocês têm sido todos muito bons para mim. Sei que no início, quando cheguei aqui, muitos de vocês pensavam que eu não duraria muito. E você conhece o meu passado, que não tenho nenhum adulto na minha vida para garantir que eu faça o que preciso. Já fiquei muito revoltado por causa disso, pois não tenho culpa da vida que levo, mas todos os meus professores têm me ajudado e afirmado que eu posso fazer bem melhor do que estou fazendo. Então percebi que, ao invés de ficar revoltado por causa daquilo que eu não tenho, preciso ficar feliz por ter vários adultos aqui na escola me educando, inclusive os zeladores! Então decidi que vou deixar vocês todos orgulhosos de mim.

Dei um abraço apertado nele. Eu lhe disse que estava orgulhosa dele, fui até minha sala e chorei. Hoje em dia, educadores servem como pais substitutos. Eles atuam como conselheiros, enfermeiros, irmãs e irmãos mais velhos, tios e tias — e eles ensinam. Na maior parte do tempo, a lista de profissões exercidas pelos professores parece não ter fim. Porém, todos os dias eles levantam, se arrumam, vão para o trabalho e entram na sala de aula, onde eles impactam positivamente a vida de crianças e adolescentes. Não há nenhuma outra profissão que se assemelhe, em termos de relevância e importância, à profissão do educador. Então, se você consegue ler esta mensagem para meditação, dedique tempo para agradecer a um professor e orar por ele.

Cheryol Mitchell

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/aqueles-que-podem-ensinem/

Nenhum comentário: