terça-feira, 31 de maio de 2022

MEU AVÔ

 Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais. Provérbios 17:6

Quando era bem pequena, eu me espelhava no meu avô, não porque ele era bem mais alto do que eu, mas porque ele era um homem incrível.

Eu ia para a pré-escola por meio período e estava bastante chateada porque não estavam me ensinando a ler. Minha mente infantil estava certa de que se eu ficasse na escola o dia todo, eu aprenderia a ler! Mas meu avô preencheu a lacuna, ensinando-me a ler. Ele se sentava comigo no seu colo, pegava o papel, segurava um pincel atômico preto de ponta grossa em seus dedos enrugados, e escrevia uma palavra isolada em letras grandes de forma. Certa manhã, quando “porco” era a palavra, meu avô desenhou uma figura da palavra que ele havia acabado de escrever. Comecei a dar gargalhadas descontroladamente, peguei a folha com o desenho, escorreguei do seu colo e corri até a cozinha procurando minha avó. Demos muita risada do porco desproporcional e horrível. Uma parte dele parecia de cavalo com um focinho aparecendo nas costas. Não tínhamos certeza do que era aquele bicho porque meu avô era legalmente cego.

Em retrospectiva, não sei se o magoei com minhas piadas, porque ele sempre sorria e dava umas gargalhadas enquanto eu dizia que aquilo não se parecia nada com um porco.

Mas meu avô permaneceu fielmente como meu professor de leitura. Dia após dia, eu corria para o quarto dele e pulava em seu colo, pronta para mais uma aula. Meu avô pacientemente lidava com minhas gargalhadas de seus trabalhos de artes. Ainda me lembro o quanto fiquei fascinada quando, de repente, placas ao meu redor começaram a ser decodificadas. Havia palavras em todo lugar, em todas as coisas! Percebi que meus olhos simplesmente viam uma placa ou letreiro e, de repente, meu cérebro lia as palavras que estavam escritas.

Meu avô morreu alguns anos depois que nosso ritual tinha acabado, mas ele amorosamente me deu o maior presente que eu já recebi: o dom da leitura, o qual eu usarei pelo resto da minha vida.

Lembrando daquela experiência, percebo o quanto o meu relacionamento com meu avô reflete meu relacionamento com meu Pai celestial. Deus preencheu a lacuna que este mundo cria e Se tornou meu Professor, ajudando-me a decodificar essa vida. Ele também me deu o maior presente de todos: a vida eterna.

Briana Greene

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/meu-avo/

Nenhum comentário: