terça-feira, 26 de abril de 2022

DEVOLVA

 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.” Lucas 19:8

Quando Jesus decidiu ir à casa de Zaqueu, muitos se escandalizaram, pois ele era um publicano, um cobrador de impostos. Quem trabalhava nisso – assim como as prostitutas – era considerado desprezível para muitos na nação judaica do tempo de Cristo. Zaqueu era tido como ladrão e traidor por apoiar os romanos e cobrar do povo mais do que devia, em benefício próprio. Jesus, porém, considerava Zaqueu um candidato ao Céu.

Quando o avistou em cima daquele arbusto, Cristo disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje” (Lc 19:5). Rabino algum em Israel faria algo assim. Jesus, porém, foi à casa do publicano e levou esperança e salvação àquela família. A presença do Mestre ajudou aquele pecador a tomar duas decisões importantes. Zaqueu resolveu dar a metade dos bens aos pobres e decidiu restituir quatro vezes tudo o que havia extorquido. Jesus então disse: “Hoje houve salvação nesta casa!” (Lc 19:9). Como resultado daquele encontro, muita coisa mudou.

A história de Zaqueu nos ensina tanto a importância do perdão como o valor da reparação. Quantas vezes estamos dispostos a pedir perdão, mas nos esquecemos de consertar o que estragamos na vida de alguém.

Já imaginou, se como Zaqueu, você entendesse que tem o dever de, quando possível, evidenciar seu arrependimento por erros cometidos, ao reparar o que fez de errado? Nossos erros muitas vezes tiram dos outros o seu direito a dinheiro, tempo, gratidão, respeito, amor, carinho, confiança, fidelidade e outras coisas. Se prejudicamos o próximo nessas e em outras áreas, é nosso dever agir de modo a restituir o que tiramos indevidamente de alguém.

Por que não começar hoje mesmo a fazer isso? Quando nos arrependemos das nossas faltas, Jesus nos perdoa e nos devolve a paz de espírito. Por que não permitir que Deus faça de nós agentes de restituição e reconciliação? Caso tenha magoado ou prejudicado alguém, não basta se desculpar e pedir perdão. Se estiver a seu alcance, mesmo com sacrifício pessoal, vá e repare o dano, devolva o que for justo, emende seus erros, cure a ferida. O restante – não tenha dúvida – Deus fará por você.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/devolva/

Nenhum comentário: