sábado, 12 de fevereiro de 2022

JESUS, O MEDIADOR DA NOVA ALIANÇA

  “Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (Hb 8:6).

Ao viver uma vida perfeita e morrer em nosso lugar, Jesus mediou uma aliança nova e superior entre nós e Deus. Por meio de Seu sacrifício na cruz, cancelou a pena de morte que nossas transgressões exigiam e tornou possível a nova aliança.

Em Hebreus 10:5-10, observamos que Jesus manifestou a obediência perfeita exigida pela aliança. A passagem faz alusão ao Salmo 40, que originalmente se refere ao desejo de Davi de render a Deus total obediência: “Eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu; a Tua lei está dentro do meu coração” (Sl 40:7-8). O salmo expressou a condição da aliança de Deus com Israel: obediência como um deleite e uma lei que estivesse escrita no coração (Dt 6:4-6). O que Davi poderia apenas desejar fazer, Jesus realizou.

Para Paulo, esse salmo adquiriu um significado especial com a encarnação de Jesus. O Filho personificou a obediência da nova aliança. Ele é nosso exemplo. Fomos salvos, não apenas por Sua morte, mas também por Sua obediência perfeita.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/jesus-o-mediador-da-nova-alianca/

Nenhum comentário: