terça-feira, 25 de janeiro de 2022

PASTOR JOVEM

 Seja um exemplo dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. 1 Timóteo 4:12

Tendo sido missionário na lancha Luzeiro, no rio Amazonas, depois de fundar igrejas e conduzir centenas de pessoas aos pés de Cristo, chegou o dia da jubilação do pastor Natércio Uchoa. Ele continuaria a pregar o evangelho, como em seus 35 anos dedicados ao ministério, porém não mais como pastor em tempo integral. Quando eu (Ailton) o felicitei pela aposentadoria, suas mãos experientes tocaram meu ombro e seus olhos me fitaram enquanto ele me dizia com emoção: “Que bom é ser um pastor jovem como você! Sinto-me feliz ao saber que deixo a igreja em boas mãos. Os veteranos já fizeram sua parte. Já não temos mais forças. A idade não perdoa. Agora é a vez de os jovens doarem-se à Obra para que Jesus volte logo. Vocês são a nossa esperança.” Que inspiração! Ao ouvir aquelas palavras, renovei meus votos de dedicação e entrega ao ministério pastoral, conforme o chamado que Deus me fez.

Desde então, tenho apelado para que jovens vocacionados decidam-se ao pastorado e sirvam a Deus em tempo integral. Muitos têm aceitado, mas a maioria alega não ter aptidão para ser pastor, algo que exige muita abnegação, humildade e paciência! Outros acham que a dedicação exclusiva acaba sendo um empecilho, pois o pastor não pode ter outras fontes de renda, o que poderia limitá-lo. Finalmente, há jovens talentosos que alegam não ter experiência e maturidade para aceitar essa vocação.

Deus tem um jeito próprio de encarar a realidade e não erra nas escolhas que faz. Quando chama alguém para uma obra, Ele sabe bem aonde quer chegar. “O Senhor não vê como o homem” (1Sm 16:7). Ele não aposta na loteria. Escolhe, chama e capacita! Se Ele o separou para uma missão, você não deveria recusar. Se recebeu o chamado apesar da pouca idade, é porque Deus planejou para você um ministério ainda mais amplo e duradouro. Paulo insistiu com Timóteo: “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem” (1Tm 4:12). Dedicar a vida ao Senhor, entregando-se de corpo e alma à causa do evangelho desde a juventude, é um dos maiores privilégios que Deus pode dar a um ser humano.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/pastor-jovem/

Nenhum comentário: