Por que o Senhor deixou que os filisteus nos derrotassem? 1 Samuel 4:3
Israel havia fracassado na luta contra os filisteus. Na batalha, morreram uns 4 mil homens. Vendo os soldados desalentados, os anciãos fizeram a pergunta do verso de hoje. E decidiram levar de Siló a arca do Senhor para terem êxito na batalha seguinte. Fizeram festa quando a viram chegando ao arraial.
Os filisteus viam a arca como a responsável pelas vitórias de Israel e, ao ouvirem os festejos e saberem que a arca estava ali, ficaram com medo. Seus homens foram convocados a dar tudo de si, e eles surpreenderam os israelitas em um assalto sangrento. Foi um vergonhoso fracasso para o povo de Deus! Perderam 30 mil soldados. E a arca, sob os cuidados de Hofni e Fineias, foi tomada, e ambos foram mortos enquanto a defendiam.
A arca era um símbolo da constante presença de Deus e Seu poder. Quando ela foi tomada pelo inimigo, os israelitas se sentiram sem essa presença e poder.
Enquanto o exército de Israel lutava, Eli, o sacerdote e pai de Hofni e Fineias, já cego e idoso, sentia-se angustiado em relação àquela guerra, porque a nação estava em dívida para com Deus. Ele havia sido um sumo sacerdote e juiz frouxo, criando filhos mimados, os quais como adultos faziam o que bem queriam no santuário. Eli aguardava diariamente notícias do mensageiro, sentado fora da porta do tabernáculo.
Quando a notícia chegou, houve choro e lamentação por todos os lados. Eli soube da derrota do povo e da morte dos filhos. Mas, ao saber da arca, sentiu sua irresponsabilidade. Perdendo as forças, caiu da cadeira, quebrou o pescoço e morreu.
“Por que o Senhor deixou?” Nessa visão distorcida, os anciãos não enxergavam as consequências dos próprios pecados. Deus não fora consultado antes da luta, portanto, eles não tiveram Sua permissão para levar a arca à batalha.
O povo pranteava, mas não reconhecia que sua fé era uma confissão barata, sem prática. Sem obediência aos preceitos divinos, a arca não passava de um objeto qualquer, um talismã.
“Por que Deus permitiu?” Você já perguntou isso a Deus, ao fracassar, depois de ter feito a própria vontade, ignorando Seus preceitos? Algumas, ouvindo as sugestões de Satanás, acusam a Deus.
Sejamos humildes e vigiemos constantemente. Não menosprezemos Sua vontade. Deus deseja que nossa obediência seja completa.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/por-que-o-senhor-deixou/
Nenhum comentário:
Postar um comentário