quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

HISTÓRIA DISSONANTE

 Assim foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado. Ester 2:16

Do ponto de vista literário, o livro de Ester é um relato dissonante. Por exemplo, quando foi descoberto o plano de traição de Hamã, ele implorou à rainha por sua vida. Mas, enquanto suplicava misericórdia, ele acidentalmente caiu sobre a rainha, exatamente no momento em que o rei entrou em cena. Sua falta de jeito poderia ser bem-humorada, não fosse pelo momento infeliz e pelas consequências mortais.

A narrativa em si é dissonante. A história gira em torno de dez banquetes. No começo, houve um banquete para Vasti, e, no final, um para Ester. Cada banquete alterou para sempre a vida da anfitriã. Elas foram impactadas de maneiras opostas pelos banquetes que prepararam. Até o enredo é dissonante. Mordecai, descendente de Quis, um benjamita, e Hamã, um agagita, foram envolvidos em uma disputa ancestral entre Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, e Agague, antigo rei dos amalequitas, a quem Saul não exterminou, apesar da ordem divina.

A protagonista do livro, Ester, também é uma personagem dissonante. Para alguns, ela é uma mulher fiel que, arriscou a vida para salvar seu povo da morte. Para outros ela é questionada em sua fé. Por que ela escondeu sua identidade judaica? Por que ela se casou com um rei incrédulo? Por que participou de um concurso de beleza?

Alguns argumentam que Ester foi vítima das circunstâncias, outros mencionam Daniel e seus três amigos, que, mesmo correndo risco de vida, não abriram mãos de seus princípios. Seja como for, a história de Ester mostra que Deus pode nos usar quando nos entregamos completamente a Ele.

Um fato curioso dessa história é que o livro de Ester não menciona o nome de Deus. Teria Ele estado ausente? A resposta óbvia é não! Um leitor atento não pode deixar de vê-Lo. Ele estava orquestrando a salvação de Seu povo com medidas além do que Seus filhos podiam imaginar.

A verdadeira educação nos prepara a fim de que, nos momentos mais difíceis de nossa vida, quando Deus está oculto, possamos ver Aquele que é invisível.

Quais são as áreas dissonantes em sua vida nas quais você percebe a misericórdia e o cuidado de Deus?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/jovens/a-escola-da-vida/

Nenhum comentário: