terça-feira, 3 de novembro de 2020

ALCOOLISMO É DOENÇA, E DESAFIO MAIOR É A INTERVENÇÃO MÉDICA PRECOCE

 Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Provérbios 23:29

Cerveja e vinho. Estas foram as bebidas mais consumidas nos primeiros meses da pandemia da covid-19 na região denominada Cone Sul, onde está inserido o Brasil. O país já registrara o maior índice de uso de álcool em 2019, e só no período de março a junho de 2020, seus níveis quase alcançaram os percentuais de todo o ano anterior.

A pesquisa, realizada pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), revelou ainda que o chamado beber pesado episódico, ou seja, ingerir 60 g de álcool ou mais, também aumentou no mesmo período.

Esses dados são um sinal de alerta para o excesso de ingestão de uma substância química potente, cujos efeitos adversos acometem todo o organismo, incluindo o cérebro, os ossos e o coração, e se caracteriza pela sua ingestão constante, descontrolada e progressiva.

Essa prática lidera a lista de abuso de drogas nos Estados Unidos e, em todo o mundo, mais de 3 milhões de homens e mulheres morrem em decorrência do uso nocivo de bebidas alcoólicas. Estas ainda são a causa de 5% de todas as doenças mundiais. Os dados são da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O beber sem medida pode levar a uma enfermidade crônica chamada Transtorno do Uso do Álcool (TUA) —conhecida, no passado, como alcoolismo ou dependência do álcool. O maior desafio desse quadro é que, na maioria das vezes, a intervenção médica nunca é precoce e, em geral, ela só acontece em decorrência de algum problema de saúde, do envolvimento em acidentes ou problemas legais.

Apesar disso, a doença impacta negativamente o status socioeconômico, a saúde mental, as relações interpessoais, a vida profissional e o bem-estar físico. Para boa parte dos que empreendem um tratamento, educação do paciente e da família, ajuda psicológica, frequência a grupos de apoio e medicamentos podem aprimorar a qualidade de vida.... – Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/doencas-de-a-z/alcoolismo-e-doenca-e-desafio-e-a-intervencao-medica-precoce.htm?cmpid=copiaecola.

Nenhum comentário: