quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O PASSEIO DA VERGONHA

O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes” (Mt 25:40, ARA).

Eu estava em férias na Itália. Comecei a caminhar pelas ruas da cidade de Florença a fim de conseguir rede no meu celular. Queria publicar fotos da viagem no Instagram. Um homem se aproximou oferecendo alguma coisa para comprar. Sem olhar para ele, fiz sinal de que não queria nada. Havia vendedores ambulantes por toda parte!
Vamos comprar alguma coisa dele”, minha esposa disse.
Mas estávamos com pouco tempo para ver os lugares turísticos e eu não queria parar. Relutantemente, voltei até o homem com a aparência de morador de rua. Ele tinha uma caixa de papelão com algumas coisas dentro.
Certo, o que você quer?” Perguntei à minha esposa.
Ela respondeu: “Não sei, mas compre algo.”
Até aquele momento eu não tinha olhado para o homem que estava me fazendo desperdiçar tempo e dinheiro. E então, por acaso, nossos olhos se encontraram. Eu vi nos olhos dele não um desejo de tirar alguns euros de mim, mas um desesperado clamor por ser notado.  Aquilo me fez lembrar da época em que fui discriminado como imigrante. Eu também senti a dor diante dos olhares de rejeição das pessoas que me viam como um incômodo. E agora, aquele homem estava enfrentando o mesmo olhar nos meus olhos.
As coisas mudam... e nós nos esquecemos.
Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9:36). Jesus teve compaixão dos rejeitados, algo que quase não vemos em nossa sociedade. Digo “quase” porque ter compaixão requer atenção. E tantas coisas requerem nossa atenção, que um estrangeiro, na esquina, tem pouca chance de consegui-la.
Nós compramos algum souvenir de Florença do homem, conversamos uns minutos com ele e eu deixei o troco para ajudá-lo. O souvenir vai se deteriorar com o passar do tempo, mas vou guardar na memória o sorriso dele quando acenou para nós e disse: “Obrigado! Tenham um bom dia, amigos!”
Eu saí dali envergonhado. Por que não demos mais atenção a ele? Diz-se que Mahatma Gandhi declarou: “A compaixão é um músculo que fica cada vez mais forte com o uso.” Quando Jesus voltar, que Ele nos encontre tendo exercitado muitas vezes esse músculo, que Ele possa nos surpreender com as palavras: “Sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes”.
Milos Tomic › Denver, CO, EUA
Fonte do Texto: https://mais.cpb.com.br/jovens/os-pequeninos/

Nenhum comentário: