terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O LÍRIO-DO-MAR


Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou o seu irmão. Mateus 18:15

Os equinodermos são uma classe de animais exclusivamente marinhos. Já foram descritas 20 mil espécies fósseis deles, e há cerca de 6 mil espécies vivas.
A estrela-do-mar e o ouriço-do-mar são as mais conhecidas. A principal característica desses bichos é o corpo espinhento de cinco partes dispostas ao redor de um eixo central. O lírio-do-mar é um equinodermo conhecido como crinoide, cuja classe reúne ao redor de 80 espécies vivas.
Ao contrário da estrela-do-mar, que tem cinco braços, o lírio-do-mar pode apresentar de 80 a 200 braços. Em algumas espécies, cada braço pode ter 35 centímetros de comprimento. De cada lado do braço, há apêndices articulados, chamados de pínulas. O único movimento que a maior parte das espécies atuais de lírios-do-mar faz é o de flexão e extensão dos braços.
A psicologia do corpo diz que, se uma pessoa está de braços cruzados, está fechada em si mesma e não muito disposta ao diálogo. Os braços abertos, ao contrário, significam recepção e um convite ao acordo. Jesus disse que, se alguém magoar você, é bom tomar a iniciativa para resolver a questão, ainda que o outro seja o responsável pela encrenca. Essa é a melhor maneira de desarmar o “inimigo”. E como não é fácil conviver com gente, anote aí:
1. Nunca pense que uma pessoa não o magoará jamais.
2. Quanto menor for a publicidade de fatos negativos, melhor. Uma terceira pessoa só deve ser envolvida no problema de duas pessoas quando não há outra saída para a solução.
3. As pessoas são mais importantes do que o erro delas. Não se concentre no erro, mas na pessoa. Por que razão ela fez o que fez? Como ajudá-la?
4. Converse com o outro. É mais fácil atacar, mas siga o conselho de Jesus. O objetivo não é esfregar erros na cara de ninguém. Manifeste tristeza pelo que aconteceu, diga que está disposto a perdoar e que você também precisa de perdão.
Pedir perdão não é rastejar. É uma atitude de conciliação, sem a qual é impossível manifestar o verdadeiro espírito cristão. O lírio-do-mar tem 200 braços abertos ao sabor das ondas. Nós temos apenas dois. Por que fechá-los?
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-lirio-do-mar/

Nenhum comentário: