domingo, 23 de setembro de 2018

ADOLF HITLER


Porque o rei de babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará as imagens, atentará para o fígado.
Ezequiel 21:21

Mais cedo ou mais tarde, todos nós paramos na entrada dos caminhos, na encruzilhada da vida. Não podemos voltar; precisamos escolher um caminho ou outro. Sobre essa decisão repousa nosso destino eterno.
Adolf Hitler chegou a esse ponto, quando tinha 16 anos de idade. Era perto da meia-noite quando ele e seu amigo, Gustl Kubizek, saíram da casa da ópera em Linz, uma cidade austríaca no rio Danúbio. Eles haviam acabado de assistir à execução da peça Rienzi, de Richard Wagner, dirigida pelo autor; um conto de fada de um menino pobre de Roma antiga, que se tornou o dirigente de um vasto império.
Os dois jovens andaram silenciosamente pelas ruas de pedras arredondadas até chegar ao campo. Como se impelido por uma força invisível, Hitler passou à frente, subindo o caminho para uma elevada colina chamada Freinberg. Do topo da colina, olharam para baixo, ao rio Danúbio brilhando à luz da Lua.
Hitler se voltou e pegou nas mãos de seu amigo.
Alguma coisa importante aconteceu comigo hoje à noite, Gustl. Ao assistir o desenrolar da história de Rienzi, pareceu-me estar vendo o meu futuro. Também sou um menino pobre como Rienzi. Eu também me levantarei para ser dirigente de um grande império. Você vai ouvir muito ao meu respeito no futuro, meu amigo.
Os dois jovens desceram então a colina, mas naquela noite eles haviam parado num encruzilhada. Hitler escolheu o caminho que o levou a tornar-se o ditador louco da Segunda Guerra Mundial, que trouxe morte a milhões. O caminho de Gustl levou-o a tornar-se o dirigente de uma orquestra sinfônica, que trouxe alegria a milhares.
Hitler e seu amigo se encontraram novamente trinta anos mais tarde.
Lembra-se daquela noite enluarada na colina de Freinberg? — perguntou Adolf.
Gustl balançou a cabeça afirmativamente.
Começou naquela hora – disse Hitler.
E que diferença causou naquela hora ao curso da História! Como escreveu James Russel Lowell: “A cada homem e nação chega a vez de decidir; na luta da verdade contra a falsidade, em favor do bem ou do mal”.
(Dorathy E. Watts, Inspiração Juvenil: Meu Herói de Cada Dia, CPB, p.323.)

Nenhum comentário: