domingo, 29 de outubro de 2017

AQUI PERMANECEMOS: PENSAMENTOS DE LUTERO SOBRE O LIVRO DE ROMANOS

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Romanos 3:28

500 anos, no dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero – um professor de teologia de 33 anos – fixou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Embora inicialmente ele estivesse tentando apenas refutar um charlatão papal que estava explorando seu rebanho com vendas de indulgências, o ato provocador de Lutero tornou-se a fagulha que inflamou a Reforma Protestante, e o mundo nunca mais foi o mesmo.
A verdade bíblica deu a Lutero o fundamento teológico para que ele contestasse Roma e comunicasse a milhões de pessoas a mensagem da salvação unicamente pela fé.
A Epístola aos Romanos está no centro desse fundamento. Ela “é a porção mais importante do Novo Testamento e o mais puro evangelho e merece não apenas ser memorizada palavra por palavra, mas absorvida todos os dias, por todo cristão, como o pão de cada dia” (Martinho Lutero, Commentary on Romans [Grand Rapids, MI: Kregel], 1976, p.8).
Como o passar do tempo, a Reforma perdeu força. Alguns substituíram o progresso pelo formalismo frio; outros voltaram para Roma. Hoje, o ecumenismo e o pluralismo têm obscurecido as verdades distintas que impulsionaram a Reforma, por meio de sofismas semânticos que procuram esconder diferenças fundamentais que, assim como nos dias de Lutero, ainda não foram resolvidas. As profecias de Daniel 7:23-25 e Apocalipse 13 e 14, bem como a grande notícia da salvação pela fé, revelam por que os fiéis à Bíblia devem manter sua lealdade às verdades que nossos antepassados protestantes defenderam, mesmo à custa de suas vidas.
Somos adventistas do sétimo dia, fundamentados no princípio da Sola Scriptura, somente as Escrituras; portanto, repudiamos veementemente as tentativas de atrair os cristãos de volta a Roma e à fé anterior à Reforma. Pelo contrário, as Escrituras nos indicam a direção oposta (Ap 18:4), e nessa direção prosseguimos, proclamando “o evangelho eterno” (Ap 14:6), que inspirou Lutero 500 anos atrás.

Fonte: Introdução da Lição da Escola Sabatina (adultos/aluno): Salvação somente pela fé: O livro de Romanos, Out.Nov.Dez 2017, p.2.

Nenhum comentário: