quarta-feira, 27 de setembro de 2017

O VERDADEIRO ROMANTISMO

E os dois se tornam uma só pessoa. Mateus 19:5

A visão romantizada dos relacionamentos amorosos que predomina em nossos dias tem atrapalhado muita gente na hora de escolher o companheiro para a vida. Ao colocar o “coração” na frente da razão, alguns casais comprometem seu futuro e se expõem a casamentos destinados ao fracasso. A noção hollywoodiana de amor faz os namorados desconsiderarem aspectos fundamentais para o sucesso da relação matrimonial.
Por mais que Adão estivesse inundado por uma emoção santa ao ver a futura esposa a primeira vez, sua percepção sobre ela não foi pautada nos valores que, em geral, orientam o sentimentalismo romântico atual, como beleza física, charme e sensualidade. Em seu poema de amor para Eva, Adão sublinha a utilidade, o auxílio e a complementaridade que ela representaria em sua vida.
Os termos “auxiliadora idônea” e “varoa”, na língua original, pressupõem espírito de trabalho, utilidade, fidelidade, companheirismo e suplementação. Essas são as características que devem estar no “radar” de um cristão que deseja encontrar alguém para namorar e casar, o que vale tanto para homens quanto para mulheres.
Ao buscar o futuro cônjuge, o foco deve estar em alguém que vai ajudar e não atrapalhar, em todos os aspectos da vida. O jovem cristão precisa analisar as características marcantes do comportamento do pretendente, as quais podem ser reveladoras do caráter, e não deve permitir que as emoções amorosas anuviem sua compreensão da realidade, impedindo-o de perceber o que todo mundo está vendo, em especial os pais.
Os jovens que desejam fazer o certo em relação a namoro, noivado e casamento devem se perguntar: “Essa união me ajudará a alcançar o Céu? Aumentará meu amor a Deus? E ampliará minha esfera de utilidade nesta vida? Se essas reflexões não apresentarem nada em contrário, então prossiga no temor a Deus” (Só Para Jovens, p. 87).
O “namoro” de Adão e Eva foi iluminado com a bênção da presença de Deus. Todo o jovem cristão pode contar também com a clareza das orientações divinas e, assim, experimentar a alegria real e infinita de um grande amor.
Fonte: http://mais.cpb.com.br/meditacao/o-verdadeiro-romantismo/

Nenhum comentário: