sexta-feira, 8 de setembro de 2017

ESTUDO ADICIONAL DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA: LIBERDADE EM CRISTO

Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6.

A fé genuína sempre atua pelo amor. Quando vocês olham ao Calvário, não é para aquietar a consciência na falha em cumprir o dever, não é para se acomodarem para dormir, mas para suscitar fé em Jesus, fé que atue, purificando a pessoa do lodo do egoísmo. Quando nos apoderamos de Cristo pela fé, nossa obra apenas começou. Todo ser humano tem hábitos corruptos e pecaminosos, que devem ser vencidos por vigorosa luta. De toda pessoa se requer empenho no combate da fé. Se alguém é seguidor de Cristo, não pode ter trato ríspido, não pode ter coração duro, falta de compaixão. Não pode ter linguagem vulgar. Não pode ser cheio de pompa e presunção. Não pode ser dominador, nem pode usar palavras ásperas, nem censurar e condenar.
A obra do amor brota da obra da fé. A religião bíblica significa um trabalho constante. […] (Mt 5:16). ‘Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade’ (Fp 2:12, 13). Cumpre-nos ser zelosos de boas obras; sejamos cuidadosos em manter boas obras (Tt 2:14; 3:8). E a Testemunha Verdadeira diz: ‘Conheço as tuas obras’ (Ap 2:2).
Se bem que seja verdade que nossas atividades atarefadas não nos garantem, em si, a salvação, também é verdade que a fé que nos une a Cristo estimulará a pessoa à atividade”
(MS 16, 1890; Comentários de Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 1240).


Perguntas para reflexão

1. O que significa cumprir a lei?
2. Paulo disse que a fé ‘atua’ pelo amor (Gl 5:6). O que ele quis dizer com essas palavras?
3. Por que é tão fácil usar a liberdade em Cristo para se entregar ao pecado? Em qual armadilha estão caindo os que fazem essa escolha? (1Jo 3:8).

Resumo: Liberdade é uma das palavras favoritas de Paulo para definir o evangelho. Ela inclui tanto o que Cristo fez por nós, ao nos libertar da escravidão do mundo, quanto a maneira pela qual somos chamados a viver o cristianismo. Precisamos ter cuidado, porém, para que nossa liberdade não se torne vítima do legalismo nem da libertinagem. Cristo não nos libertou para que servíssemos a nós mesmos, mas para que entregássemos nossa vida no ministério aos nossos semelhantes.

Fonte: http://mais.cpb.com.br/licao/liberdade-em-cristo/

Nenhum comentário: