quinta-feira, 10 de março de 2016

APRESSANDO O DIA

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8

Embora a espera pela segunda vinda pareça interminável, o tempo não é uma preocupação para Deus. “Para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia” (2Pe 3:8). Ao longo de toda a Bíblia, o fim está sempre próximo, quer seja o Dia do Senhor no Antigo Testamento ou a volta de Cristo no Novo.
Leia 2 Pedro 3:8-14. Que esperança de longo alcance é dada nesse texto? Ver também Daniel 2:34, 35, 44
As profecias clássicas de tempo nos dizem claramente que há um limite para o período em que Deus permitirá que o mal continue e para o período de Sua espera. Nas profecias, Deus apresenta Sua estratégia para acabar com o pecado e o sofrimento, e para restaurar a Terra à sua perfeição original.
Nossa maneira de encarar o fim de todas as coisas que conhecemos afetará nosso modo de viver agora (2Pe 3:12). Se nos rebelarmos ante a ideia de que Deus perturbará nosso “mundinho”, nos inclinaremos à incredulidade e à união com os escarnecedores. Por outro lado, se olharmos para isso como a intervenção final de um Deus misericordioso para acabar com a corrupção abominável e com o abuso de direitos humanos, tão frequentes ao nosso redor, então poderemos, confiantemente “[esperar] novos céus e nova Terra, nos quais habita justiça” (v. 13).
Mais uma vez Pedro apresentou sua preocupação com nossas atitudes e com nossa conduta. Ele nos encoraja a nos empenharmos para ser achados “sem mácula e irrepreensíveis” (2Pe 3:14). Se não fosse o verso seguinte, poderíamos pensar que Pedro estivesse promovendo uma religião “de obras”, mas ele corrige essa possível interpretação errônea com a frase: “a paciência de nosso Senhor significa salvação” (v. 15, NVI), confirmando as palavras de Paulo aos mesmos crentes.
Nosso alvo é ser irrepreensíveis. Jó é descrito como irrepreensível por ser “temente a Deus e [se desviar] do mal” (Jó 1:1). É assim que Cristo nos apresentará ao Pai (1Co 1:8Cl 1:221Ts 3:135:23, NVI). Por que sem defeitos nem máculas? Era assim que tinha que ser o cordeiro sacrifical (por exemplo, Êx 12:5Lv 1:3), Jesus era assim (Hb 9:141Pe 1:19) e assim Ele apresentará a igreja ao Pai (Ef 5:27).
Em nossa busca para vencer o pecado, crescer na fé, evitar o mal e ter vida santa e “irrepreensível”, por que precisamos confiar sempre na justiça de Jesus, creditada pela fé? O que acontece quando tiramos os olhos dessa promessa?


Fonte/Base: http://www.escolasabatinaonline.com.br/site/apressando-o-dia/

Nenhum comentário: