sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

QUEM RI POR ÚLTIMO...

Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros. Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês. 1 Pedro 3:8, 9
Você conhece o ditado: "Quem ri por último, ri melhor." Trata-se de uma frase popular que valoriza a vingança, a volta por cima, a vitória sobre aqueles que, no momento, estão insultando ou desconsiderando suas necessi­dades e seus sentimentos. É como se fosse assim: "Olha, você pode até estar rindo agora, achar que esta na frente, mas vamos ver quem terá a vantagem no final!" Um ditado que pode ter interpretação semelhante é: "O mundo dá voltas." E assim a sabedoria popular vai ensinando que, quando nos sentimos prejudicados, devemos pensar em uma maneira de sair ganhando, para poder rir por último daquela pessoa que nos causou algum dano.
Com esse espírito de competição e vingança, muitos se comportam nas mais diversas áreas da vida: nos esportes, no trabalho, nos relacionamentos, na escola e até mesmo dentro de casa. É uma tendência natural do coração humano - querer estar sempre na frente e zelar pela própria honra.
No texto bíblico de hoje, Pedro nos instrui a agir de modo diferente, pagando as ofensas que recebemos com uma bênção. Como assim? Pedro sabia muito bem do que estava falando. Foi o discípulo mais enérgico e impulsivo de Jesus. Ele não pensava antes de falar, muito menos antes de agir. Quando veio uma turba com o propósito de prender seu amado Mestre, não teve dúvidas: sacou a espada e tentou cortar a cabeça do primeiro soldado que estava a sua frente. A mira foi ruim, e ele só conseguiu arrancar fora a orelha de Malco.
Anos mais tarde, o livro de Atos nos conta a respeito de um Pedro bem diferente: sofrendo prisão por causa da mensagem de Cristo e enfrentando essa situação com uma atitude calma e serena, pregando para aqueles que o prenderam. O que mudou! O Espírito Santo havia entrado em seu coração e o transformado por completo.
Essa mesma obra ele deseja realizar dentro de você também. Quer rir por último? Ria com as pessoas não delas. Estenda amor e compaixão àquelas que não merecem. Convide-as para conhecer o Jesus que transformou sua vida.


Fonte: http://iasdcolonial.org.br/index.php/inspiracao-juvenil/mensal#19.html

Nenhum comentário: