quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

MUDANÇA DE ATITUDE

E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:34,35

Os discípulos não só lutavam com ideias preconcebidas que os impediam de compreender o que Jesus estava lhes ensinando, mas também compartilhavam os preconceitos nacionais. “Os judeus não se [davam] com os samaritanos” (Jo 4:9).
Os preconceitos nacionais também ficaram evidentes no relato de Cornélio, centurião romano cuja base ficava em Cesareia. Cornélio era um homem “piedoso e temente a Deus” (At 10:2), e altamente respeitado pelo povo local (v. 22). Um anjo o instruiu a mandar buscar Pedro em Jope (v. 22; ver também v. 3-8).
Enquanto isso, em Jope, Pedro subiu ao terraço para orar (v. 9, NVI). Com o abrigo do sol e a brisa fresca do mar, ele se descontraiu e começou a sentir fome. Enquanto esperava que seus anfitriões preparassem o almoço, teve uma estranha visão. O céu se abriu e foi baixado algo semelhante a um imenso lençol amarrado pelas quatro pontas. Dentro do pano estavam várias criaturas que ele considerava sujas ou “imundas”, e lhe foi dito que as matasse e comesse (v. 11-14).
Qual foi a reação de Pedro quando foi instruído a ingerir comida “imunda”, e o que a visão significava? At 10:12-29
Nessa visão Deus ensinou a Pedro uma importante lição. Algumas pessoas hoje acham que foi nessa ocasião que Deus mudou o regime alimentar do ser humano e permitiu que as pessoas comessem tudo o que quisessem. Mas não foi isso o que Pedro entendeu da visão. Primeiro, ele ficou em dúvida a respeito do que ela significava, pois, a princípio, isso não estava claro (At 10:17). Quando os homens de Cornélio chegaram e explicaram sua missão, Pedro se sentiu compelido a ir com eles (At 10:22, 23). Quando encontrou Cornélio, Pedro estava apto a contar-lhe o significado da visão. Cristo é o Salvador do mundo todo. Os gentios também são preciosas pessoas por quem Cristo morreu (At 10:34-48).
Pedro estava aprendendo uma lição que todos ainda precisam aprender: em Cristo, todas as barreiras foram derrubadas, e a distinção entre judeus e gentios, entre todas as pessoas, deixou de existir e, “em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo Lhe é aceitável” (At 10:35).
É bom acreditar que todos somos um em Cristo; a Bíblia ensina isso. Mas infelizmente, mesmo na igreja, nem sempre nos sentimos assim. Como podemos reconhecer os preconceitos que temos e, pelo poder divino, ser purificados desses sentimentos?


Fonte: http://www.escolasabatinaonline.com.br/site/mudanca-de-atitude/

Nenhum comentário: