domingo, 6 de dezembro de 2015

REVENDO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? Tiago 4:1
Ótima pergunta! A resposta se encontra na natureza humana universalmen­te pervertida. Queremos as coisas do nosso jeito. Queremos proteger nosso lado.
Isso se aplica às pessoas de todos os lugares, seja na família ou na vida profissional. E, na igreja, tais disputas podem surgir quando a “missão” de indivíduos se sobrepõe à missão evangélica ordenada por Deus.
Dois problemas estruturais persistiram após a Assembleia de 1901. O primeiro era que a forte iniciativa médica sob o controle do Dr. John Harvey Kellogg continuava fora do sistema de departamentos. O segundo era a questão da presidência.
Em 1902, desenvolveu-se uma grande luta de poder entre Arthur G. Daniells, o “coordenador” da comissão diretiva da Associação Geral, e Kellogg. Ela resultou do fato de Daniells exigir responsabilidade fiscal enquanto o médico tinha planos de gastos ilimitados na ampliação de seu império médico.
A solução para a dificuldade parecia clara para Kellogg, que controlava um terço dos votos na comissão diretiva e tinha influência sobre outros: tirar Daniells da função e substituí-lo por Alonzo T. Jones, que era favorável a seu ponto de vista.
Os intempestivos sons da contenda abalaram a denominação em novembro de 1902. O motivo: quem controlaria a igreja e por quais razões. Podemos ser gratos por Daniells ter vencido a batalha que determinaria o propósito do adventismo no século 20.
Nesse meio tempo, Daniells voltou assumir o título de “presidente”, após descobrir que, para fins legais, era quase que uma necessidade.
Esses foram os embates que criaram o clima para a Assembleia da Associação Geral de 1903. Nela, o programa médico se transformou em um departamento da igreja e a presidência foi restabelecida, abrindo caminho para o cisma.
Muitas vezes na história da igreja, a missão se transformou em “eu” e “meu programa”, o que leva ao fim da paz e da espiritualidade. O diabo sempre está a postos para incentivar nossos desejos individuais. Todos somos tentados a nos assentar em pequenos tronos pessoais.
Senhor, ajuda-nos a avaliar nossas intenções ao trabalhar para Ti. Salva-nos do “eu”.

Fonte: https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/10/12/29-de-novembro-meditacao-matinal-2015-ligado-na-videira-meditacoes

Nenhum comentário: