quinta-feira, 3 de setembro de 2015

APELOS À AUTORIDADE HUMANA III

"Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens." Marcos 7:8.


O terceiro uso inválido da autoridade humana durante a era de 1888 estava ligado a recorrer à tradição adventista para resolver uma questão. Repetidas vezes, tanto Smith quanto Butler usaram o argumento de que a posição adventista sobre Gálatas e Daniel era a mesma havia 40 anos e, por isso, não deveria ser mudada. Smith chegou a ponto de afirmar que, se os pontos de vista tradicionais estivessem errados, ele seria forçado a renunciar ao adventismo.
Ellet J. Waggoner e Alonzo T. Jones rejeitavam o apelo à tradição adventista. Joseph H. Waggoner apoiava o filho. Ele escreveu: “Há muito acredito que há um erro grave a crescer entre nós, a saber, considerar que a denominação deve se apegar a um ponto de vista porque foi exposto por um indivíduo ou até mesmo por uma editora, pelo simples fato de ter sido publicado por eles. […] A exposição das Escrituras não pode depender” da autoridade da tradição. “Ela só pode ser resolvida por meio da investigação ponderada, do raciocínio justo e todos devem ter direitos iguais de expressar a própria opinião”.
Como de costume, Ellen White estava ao lado dos reformadores. Advertiu: “Como povo, certamente corremos grande risco se não vigiarmos a todo tempo ou se considerarmos que nossas ideias, por serem há muito defendidas, consistem em doutrinas bíblicas infalíveis em cada um de seus pontos, medindo a todos pela regra de nossa interpretação da verdade das Escrituras. Esse é nosso perigo e seria o maior dos males que poderia nos acometer como povo” (Man. 37, 1890).
A tradição é um assunto interessante. Até mesmo os adventistas mais puristas conseguem perceber que outros cristãos estão errados ao dependerem de suas tradições. Afinal, em alguns casos, tais tradições são claramente equivocadas. Por isso, afirmamos, eles devem buscar a Bíblia.
Entretanto, a
tradição adventista
costuma ser avaliada de modo um pouco diferente. Os pioneiros, nos diz a lógica, não tinham a verdade?
Sim, podemos responder, mas não era toda a verdade livre de qualquer traço de erro. O único teste genuíno da tradição ou de qualquer outra fonte de autoridade é comparar o ensino com a posição bíblica a respeito do assunto.
Em suma, a tradição adventista não é, em si, melhor do que a tradição de qualquer outro grupo religioso. É sempre à Bíblia que devemos apelar.

Fonte:https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/08/01/meditacao-matinal-2015-ligado-na-videira-setembro-meditacoes-diarias-george-k

Nenhum comentário: