sexta-feira, 3 de abril de 2015

OS QUE DERAM TESTEMUNHO A RESPEITO...


"E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);" Lucas 2:22-23.


Embora estivesse escrevendo primariamente para os gentios, Lucas estava cien- te da importância da herança judaica transmitida por meio do Antigo Testamento. Ele teve o cuidado de ligar a história do Novo Testamento com o Antigo, e apresentou a bela cena de Maria e José circuncidando o bebê Jesus ao oitavo dia e levando-O ao templo de Jerusalém, tudo de acordo com a lei judaica (Lc 2:22-24).
Leia Lucas 2:25-32. note três pontos concernentes à teologia da salvação que simeão enfatizou: a salvação é através de Jesus; a salvação é preparada por Deus a salvação é para todos os povos, tanto para os gentios como para israel. Como essas verdades estão relacionadas à mensagem do primeiro anjo de apocalipse 14:6, 7?
A profecia de Simeão também predisse dois aspectos significativos do ministério de Jesus.
Primeiro, Cristo estava “destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel” (Lc 2:34). Sim, Cristo trouxe luz e salvação a todos, mas não sem um custo para quem as recebe. Com Cristo não há posição neutra: ou a pessoa O aceita ou O rejeita, e a salvação depende da resposta apropriada. Cristo exige exclusividade: ou permanecemos nEle, ou não. Aqueles que permanecerem nEle ressuscitarão e farão parte de Seu reino; os que O rejeitarem ou ficarem indiferentes a Ele tombarão e perecerão sem esperança. A fé em Cristo é inegociável.
Segundo, Simeão profetizou para Maria: “Uma espada traspassará a tua própria alma” (Lc 2:35). A referência foi, sem dúvida, à morte de Jesus na cruz, que Maria iria testemunhar. Maria e todas as gerações que vieram após ela deviam se lembrar de que sem a cruz não há salvação. A cruz é o eixo em torno do qual gira todo o plano da salvação.
A salvação é um presente no sentido de que não podemos fazer nada para merecê-la. Contudo, mesmo assim, ela pode ter um custo muito grande para aqueles que a aceitam. Qual foi o preço que você já teve que pagar por seguir a Cristo, e por que esse preço é muito pequeno?

Fonte: http://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/2015/03/28/licao-1-a-primeira-vinda-de-jesus/


Nenhum comentário: