quarta-feira, 15 de outubro de 2014

TARDIO PARA FALA

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19.


 
A Palavra de Deus é poderosa. Mas as palavras humanas também são. Quantas vezes falamos palavras que depois gostaríamos de poder tomar de volta? Infelizmente, apenas estar ciente de quão nocivas podem ser as más palavras, e quão destrutiva é a ira, faz pouco para ajudar a nos manter sob controle. Deixados à nossa própria vontade, nunca podemos realmente mudar. Por isso, precisamos ouvir mais a Deus e deixar que Ele opere em nós.
Quando todas as outras vozes silenciam e, em sossego, esperamos diante dEle, o silêncio da alma torna mais distinta a voz de Deus. Ele nos manda: ‘Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus’” (Sl 46:10; Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 58).
Por outro lado, surgem problemas quando deixamos de ouvir a Deus e uns aos outros. Seja em casa, no trabalho ou na igreja, discussões acontecem quando deixamos de ouvir. Quando isso ocorre, a fala começa a ficar acelerada e a ira aumenta.
Essa ladeira escorregadia da comunicação pecaminosa, como os desejos interiores descontrolados (Tiago 1:14, 15), nunca pode produzir a justiça de Deus.
Por isso, Tiago justapõe a justiça de Deus e a ira humana. Enquanto confiamos no que brota naturalmente de nossa natureza pecaminosa, o poder criador da Palavra de Deus é bloqueado e em seu lugar surgem nossas próprias palavras inúteis ou até mesmo ofensivas. Não é à toa que, logo após falar de tudo que nosso “Pai das luzes” faz por nós pelo dom de uma nova vida, Tiago nos diz para ter cuidado com o que dizemos.

Fonte/Base:http://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/2014/10/11/licao-3-suportando-provacao/

Nenhum comentário: