terça-feira, 9 de setembro de 2014

O EXEMPLO DE JESUS

"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler." Lucas 4: 16.

 
O que Lucas 4:16 nos diz sobre a atitude de Jesus para com o sábado? Por que isso é tão importante para nós hoje? Jo 14:15; 1Pe 2:21
A palavra que Lucas usou no verso 16, costume, vem de uma palavra grega relacionada aos hábitos constantes no tempo e na prática. Em outras palavras, Jesus frequentava regularmente a sinagoga todos os sábados. Isso é tão importante para Lucas que, quatro vezes em seu evangelho, ele mencionou a presença de Jesus na sinagoga em diferentes sábados (Lc 4:16; 4:31; 6:6; 13:10). Além disso, Lucas identificou o sábado especificamente como o sétimo dia da semana (Lc 23:54-24:1). O fato de que Jesus Cristo, durante Seu ministério terrestre, tenha observado o sábado, juntamente com os judeus, testemunha que o ciclo semanal não tinha sido perdido desde a promulgação da lei no Sinai, ou mesmo desde a criação.
Seu exemplo como observador do sábado é um modelo que os cristãos devem seguir, tanto no tempo quanto na maneira da observância.O que Jesus leu naquela ocasião na sinagoga? Que importância tem isso? Lc 4:16-21
Essa não foi a primeira vez que Jesus leu e falou em uma sinagoga. Mais de um ano já se havia passado desde que Ele tinha sido batizado no Rio Jordão. No entanto, essa foi a primeira visita de Jesus a Nazaré, depois de deixar a carpintaria, onde passou os primeiros trinta anos de Sua vida e onde frequentou a sinagoga local.
Durante Sua juventude, “muitas vezes na sinagoga, aos sábados, Ele era convidado a ler a lição dos profetas, e o coração dos ouvintes vibrava, pois nova luz brilhava das palavras familiares dos textos sagrados” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 74).
Mas dessa vez foi diferente. Jesus escolheu uma passagem específica, Isaías 61:1, 2, um texto que explica a obra do Messias na Terra e como Ele viria para “anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4:19). Esse era o ano sabático, ou ano do jubileu,
um tempo de descanso. Apropriadamente, Jesus escolheu o dia de descanso para anunciar Seu ministério de redenção, libertação e cura. Na verdade, encontramos descanso em Jesus, um descanso expresso de forma tangível a cada sábado.

Fonte:http://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/2014/09/05/licao-11-sabado/onte:

Nenhum comentário: