segunda-feira, 21 de julho de 2014

"BURACO DO FIM DO MUNDO"

Imagem: Google Imagens
"E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu." S. Lucas 21:11.

Uma cratera de 70 metros de profundidade encontrada na província de Yamal, na Sibéria, tem intrigado cientistas que acreditam que ela tenha se formado pela explosão de gás, água e sal após gerada pelos fortes verões que a Sibéria passa nos últimos anos.
O buraco teria entre 30 e 60 metros de diâmetro e um lago em seu interior, cuja água cai em cascata pelas paredes do solo, informou ao Siberian Times o grupo de pesquisadores que chegou ao local.
Localizada na província de Yamal, que na língua local significa "fim do mundo", a cratera já está conhecida como o "buraco do fim do mundo".
Os pesquisadores não foram capazes de chegar ao fundo do lago localizado dentro da cratera, mas conseguiram notar que o gelo que havia em seu interior foi derretido gradualmente pelo Sol.Os pesquisadores estão analisando fotografias feitas por satélite para descobrir o momento exato da formação da cratera.
O fato da província de Yamal ter tido os dois últimos verões mais quentes do que normal pode ter influenciado a formação da cratera, segundo os cientistas.
A teoria mais bem-aceita até agora é que a cratera foi formada por forças internas, não externas. Isto é, não houve explosão, mas uma ejeção, por isso não há calor liberado, disseram os pesquisadores ao jornal Siberian Times. Ainda segundo os cientistas, não há evidências de trabalho humano na região que pudesse causar o buraco. Senão alguns vestígios de uso de trenó e de trajetos feitos por renas.
O buraco está cerca de 30 km do campo de gás Bovanenkovo. No entanto, uma explosão de gás foi descartada pelos cientistas. A província de Yamal, localizada nas águas do Ártico, é a principal região de produção de gás da Rússia que é fornecido para a Europa.
Se especulou que o buraco teria sido feito por ETs, tese na qual os pesquisadores não acreditam. Anna Kurchatova, do Centro de Pesquisa Científica do Sub-Ártico, acha que a cratera foi formada por uma mistura de água, sal e gás, capaz de causar uma explosão subterrânea, provavelmente ocasionada pelo aquecimento global.
Amostras do solo e de gelo encontradas na cratera foram levadas para laboratórios. Segundo os pesquisadores, a cratera surgiu há relativamente pouco tempo, talvez um ou dois anos. Leia mais em: http://zip.net/bxn6yD.









Nenhum comentário: