terça-feira, 22 de abril de 2014

ADULTÉRIO (MATEUS 5:27-32)



"Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'." Mateus 5:27


O exemplo que Jesus apresentou em seguida envolve os mandamentos sobre o adultério. Primeiro, ele citou o sétimo mandamento: "Não adulterarás". No contexto da lei de Moisés, o adultério ocorria quando uma pessoa casada se envolvia sexualmente com alguém que não fosse seu cônjuge. A lei era muito clara em que ambas as partes culpadas de adultério deviam ser condenadas à morte. Assim como acontece com o sexto mandamento, Jesus mostrou as implicações mais profundas desse mandamento específico.

O adultério muitas vezes começa muito antes da concretização do ato. Da mesma forma que o assassinato começa com a intenção de causar dano permanente a alguém, o adultério começa no exato momento em que o indivíduo deseja sensualmente outra pessoa, casada ou solteira, com quem ele não é casado.

Leia Mateus 5:29 e 30. Jesus poderia ter sido mais firme ao descrever o perigo do pecado? Depois de considerar esse texto, leia Romanos 7:24. Que verdades importantes são encontradas ali?

Jesus ofereceu uma solução instantânea para aqueles pecados que foram expostos. A solução não é seguir com o pecado, mas fazer uma autocirurgia radical. Com metáforas fortes, Jesus aconselhou a pessoa que tem o problema a fazer o que é necessário se ela deseja entrar no reino. Isso pode significar tomar um caminho diferente para ir ao trabalho ou terminar uma amizade querida, mas o ganho eterno supera em grande medida as paixões do momento.

Como vimos antes, Moisés permitiu o divórcio, embora soubesse que isso não fosse parte do plano original de Deus. Depois de advertir os homens casados contra seus olhares impuros e admoestá-los a controlar seus impulsos, Jesus incentivou a fidelidade no casamento.

"A entrega da vontade é representada como arrancar o olho ou cortar a mão. Parece-nos muitas vezes que, sujeitar a vontade a Deus é o mesmo que consentir em passar pela vida mutilado ou aleijado. Porém, como Cristo disse, é melhor que o eu seja mutilado, ferido e aleijado, desde que entremos na vida. Aquilo que consideramos um desastre é a porta para um mais elevado bem" (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 61).



Fonte: http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li422014.html


Nenhum comentário: