quarta-feira, 28 de março de 2012

PELA VIDA, DIGA NÃO AS BEBIDAS ALCOÓLICAS

Segundo estudo realizado pelo SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) do Ministério da Saúde, o padrão de comportamento do brasileiro no consumo de álcool na região nordeste, a nossa região, revela que 27% dos homens com idade entre os 25 a 34 anos são dependentes de bebidas alcoólicas, e que o Ceará é o segundo estado brasileiro com maior número de mortes por alcoolismo. Com um índice de 0,77% de mortes para cada 100 mil habitantes. Que tragédia!

Pesquisas revelam que a mistura de bebidas alcoólicas com volante está entre as principais causas de acidentes. A Imprensa local, em nível de estado, informou que no ano de 2011 o DETRAN-Ce (Departamento Estadual de Trânsito) registrou 2.547 infrações com base na “Lei Seca”, que já foram registrados 1.038 casos só neste primeiro trimestre do ano de 2012.   

A TV Bandeirantes está exibindo em seu Telejornal, desde segunda-feira (26) à noite, uma série de reportagens abordando a temática álcool e volante. Porém, todo o Grupo Bandeirantes de Comunicação envolveu-se em uma Campanha de INICIATIVA POPULAR SOBRE CRIMES DE TRÂNSITO QUE ENVOLVAM A EMBRIAGUEZ AO VOLANTE, e estar disponibilizando o formulário para as assinaturas de todos os interessados. Iniciativas como essa, deve ganhar apoio de todos nós.

Em 1993 estava participando do Curso Bíblico FAMÍLIA FELIZ, por correspondência, oferecido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na lição nº 8, li uma ilustração que ainda guardo comigo e gostaria de dividir com você que está lendo esse artigo.

“Uma bela moça acabava de ser escolhida como rainha do colégio secundário que frequentava. Tão feliz estava que, na noite seguinte, foi comemorar o triunfo com seu noivo. Pouco depois da meia-noite, o telefone soa na casa do pai da jovem, comunicando-lhe que se dirigisse a certo lugar onde havia ocorrido um acidente. A poucos minutos , na rodovia, debaixo de um automóvel, o pai encontrou sem vida os corpos de sua filha e do moço. Sobre a pista havia uma garrafa vazia, cujo odor não deixava dúvida de que fora portadora do licor que ocasionou o acidente. Entre soluços, o pai comentou: “Se eu pudesse encontrar o criminoso que lhes vendeu essa garrafa, matá-lo-ia”! Ao regressar a sua casa, o pobre homem se achava tão desfigurado, que pensou que precisava de um pouco de bebida alcoólica para se reanimar. Abriu a geladeira, e no lugar onde costumava haver uma garrafa preferida, achou uma notinha de sua filha, que dizia: “Papai, vamos comemorar minha coroação. Levamos tua garrafa de licor. Espero que não te zangue com isto. Grata.” Será que o pai, com sua bebida preferida, provocou a morte desses dois jovens? Diga não ao álcool, mesmo em doses moderas!

 JCML

Nenhum comentário: