segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

VOCÊ FALA INGLÊS?

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13:1, ARA

    Hoje estou em Washington, DC, numa tarde muito fria. Lá fora faz 10 graus negativos e acabo de voltar de uma reunião com norte-americanos. Confesso que achava que meu inglês estivesse razoável, mas percebi que eles falam rápido demais! Quero dizer, meus ouvidos ainda estão lentos para identificar os sons e, quando vou falar, um branco enorme toma conta da minha mente. Cheguei a parabenizar um norte-americano quando deveria apenas cumprimentá-lo!

    A pessoa que chega aos Estados Unidos sem saber algo de inglês é pior que um analfabeto, porque o analfabeto ainda consegue entender e falar. O imigrante ou turista sem noção da língua sofre muito. Pude acompanhar alguns conhecidos nessa situação por alguns dias. Não é nada fácil. Hoje em dia, quem não sabe inglês é um analfabeto global. O mundo inteiro fala inglês. E, se você quiser viver a globalização, deverá se interessar por esse idioma. Se você tem oportunidade, aproveite; se não tem, crie uma e mãos à obra.

    O Céu também tem uma linguagem universal, e o mais legal é que qualquer pessoa pode falar essa língua. A linguagem do Céu é o amor. Todos compreendem quando você está sendo generoso, cortês, solícito e humilde. Mas, assim como o inglês precisamos exercitar essa linguagem, e em alguns casos até aprender. Alguns têm maior facilidade por causa do lar de onde vieram, outros sofrem muito para aprender a linguagem do amor.

    Mas uma coisa é certa: saber falar essa língua não é tão importante quanto vivê-la. Cada um de nós pode viver o amor todos os dias, de muitas maneiras. Ficar em silêncio enquanto o cônjuge fala é uma forma de demonstrar e viver o amor. Obedecer aos pais é outra forma. Existem milhares de pequenas ações que demonstram isso. Levar o lixo para fora, lavar a louça, cumprimentar o cobrador do ônibus e desejar-lhe um bom dia de trabalho, ajudar o irmão mais novo com o dever de casa, e tantos outros que você pode listar.

    Seja como for, usufrua a linguagem universal. Ame. Cuide. Importe-se. Fazer isso é exatamente seguir o exemplo que Jesus nos deixou. E, então, o que acha? Saber inglês é muito importante, mas viver o amor é a mais fundamental das linguagens. God bless you!

Fonte:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2011/ij022011.html#14

Nenhum comentário: