domingo, 29 de janeiro de 2012

MENSAGEM DOS OLHOS

"Vem, meçamos armas." 2 Reis 14:8

    Nosso cachorro perdigueiro, Matt, é bem inteligente! Ele sabe que o contato dos olhos é importante na comunicação. Outro dia, observei enquanto ele procurava obter a atenção de meu esposo, que lia o jornal.

    Matt sentou-se na frente de Ron e emitiu uma espécie de ganido que ele dá quando quer ir para fora.

    – Oi, Matt! – disse Ron, sem tirar os olhos do jornal.

    Matt levantou-se e correu para a porta, ganindo um pouco mais alto.

    Nenhuma resposta de seu dono!

    Matt retornou e sentou-se na frente de Ron, olhando fixamente para o jornal por um momento, aquele jornal que o impedia de fazer chegar sua mensagem. Estendeu então uma pata e tirou o jornal das mãos de Ron!

    – Matt! – repreendeu Ron.

    – Arf, arf! – respondeu Matt, correndo na direção da porta.

    – Ah, você quer sair; é isso? – perguntou Ron, levantando-­se finalmente.

    Matt revirou os olhos para Ron, como se estivesse dizendo: “Rapaz, como você é lerdo! O que é que você acha que estive tentando dizer nos últimos três minutos?”

    O nível do olhar também é importante. Se você deseja dar uma mensagem amistosa e receptiva, precisa colocar-se no mesmo nível do olhar de seu amigo. Se você se coloca acima dele, olhando para baixo, está passando uma mensagem de superioridade, de querer
exercer o controle.

    Até nosso cachorro Matt sabe disso acerca da amizade! Muitas vezes, nós o levamos para uma caminhada, numa trilha ao longo de um rio que passa perto de nossa casa. Geralmente encontramos várias pessoas que também estão caminhando com seus cães. Quando Matt vê que outro cão se aproxima, imediatamente se deita com o focinho no chão, abaixando-se o máximo possível. Isso transmite uma mensagem de amizade e aceitação para o outro cachorro.

    Está você querendo transmitir uma mensagem para uma criancinha? Não dê a impressão de que você é um gigante ameaçador, olhando lá de cima. Abaixe-se até ficar no mesmo nível de seu olhar, e dê a mensagem. É certo que a criança vai achar você o máximo!


Fonte:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2012/ij12012.html#29

Nenhum comentário: