Falei essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: Eu venci o mundo. João 16:33
Júlio César se encontrava diante do senado romano e precisava fortalecer sua imagem, pois estava em meio a uma guerra contra Pompeu. Escolhendo bem as palavras, decidiu fazer referência a outra batalha que acabara de vencer. Seus inimigos se encontravam refugiados na cidade de Zela, no reino do Bósforo, e cinco dias foram suficientes para vencê-los. Foi uma vitória muito rápida. Ao fazer seu relatório para seus compatriotas, ele disse: “Veni, vidi, vici”, que em português seria algo como: “Vim, vi e venci.” Ninguém duvidaria de que Júlio César era magnífico e que fez coisas excepcionais.
Jan III Sobieski foi rei da Polônia no século 17. Desde pequeno, ele já demostrava ser uma pessoa aguerrida – matou seu primeiro urso aos nove anos de idade. Depois de se formar academicamente e viajar pelos lugares mais famosos da Europa, voltou para a Polônia, onde, depois de muitas vicissitudes, terminaria sendo monarca. Após uma terrível batalha contra os turcos otomanos em Kahlenberg, ele escreveu uma carta ao papa em que mencionava: “Veni, vidi, Deus vicit.” Em português, “Vim, vi e Deus venceu.” Por ser uma pessoa muito religiosa, atribuiu a vitória a Deus. Ninguém duvidaria de que Jan III Sobieski era alguém excepcional e que fez grandes coisas.
Jesus, por Sua vez, veio a este mundo para travar a batalha mais abrangente do Universo. Aquele humilde Carpinteiro, o Deus eterno encarnado, enfrentou o maior exército com um simples madeiro, obtendo a vitória na cruz. Ao morrer, ninguém escreveu a frase que Ele merecia: Veni, mori, vici (Vim, morri e venci). Não se pode duvidar de que Cristo é o maior de todos os vencedores, ainda que nos pareça estranho que Aquele que foi morto na cruz, por essa mesma morte e humilhação, Se tornasse vencedor. Mas esse é o mistério do evangelho. E pela cruz de Cristo podemos, nós também, ser vencedores sobre o pecado e o mal, vencedores sobre tudo aquilo que nos afasta de Deus e torna infeliz a nossa vida. Hoje você pode declarar com fé: “Em Cristo, eu sou mais que vencedor!” (ver Rm 8:37). “Tudo posso Naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Em Jesus a vitória já está garantida. Desfrute-a!
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/vim-vi-e-venci/
Nenhum comentário:
Postar um comentário