quinta-feira, 12 de setembro de 2024

CORAÇÃO DIVIDIDO

Vocês Me buscarão e Me acharão quando Me buscarem de todo o coração. Jeremias 29:13

Há um emaranhado de questões que, por vezes, confundem nossos pensamentos e deixam dúvidas em nosso coração. É difícil, por exemplo, identificar claramente a diferença entre teimosia e perseverança, entre humildade e submissão, entre empreendedorismo e ambição, entre preocupação sincera e intromissão, entre tolerância e indiferença. Mas, ao fim, descobrimos que a diferença está no coração, em como cada um abriga suas emoções e anseios e em que lugar guarda seus verdadeiros desejos. 

E, assim como a diferença reside no coração, o jovem rico (Mt 19:16- 22) descobriu, ao encontrar Jesus, que sua busca por uma vida religiosa estava, na verdade, ligada a um coração dividido. Seus questionamentos eram, na realidade, uma forma de esconder suas verdadeiras intenções, de evitar o sacrifício e a entrega a Cristo. Ele era um formalista, que confiava em suas próprias habilidades e vitórias pessoais, em vez de depositar sua fé no sacrifício do Messias, na vitória do Filho de Deus. 

O Senhor, em Sua infinita sabedoria, nos ensina que só podemos achá-Lo quando O buscamos de todo o coração, sem reservas ou hesitações. Somente quando nos entregamos completamente a Ele, alcançamos a verdadeira perseverança, a humildade, o empreendedorismo, a preocupação sincera com os outros, a tolerância e a real espiritualidade. A partir do momento em que colocamos nosso coração em Deus, tudo se transforma, ganha novo sentido e nova perspectiva. 

Não faça como o jovem rico. Não divida seu coração entre Deus e as coisas deste mundo. Não é pecado ter riquezas nem comprar aquilo de que se gosta. O problema é quando tornamos essas e outras coisas um ídolo em nossa vida, quando permitimos que qualquer coisa ou pessoa ocupe o lugar que pertence exclusivamente ao Senhor. Jesus lembrou àquele jovem os Dez Mandamentos e fez isso porque guardar a lei de Deus é essencial. Porém, mesmo sendo obediente à maioria daqueles preceitos, faltava ao jovem o principal: colocar Deus em primeiro lugar. 

Hoje Jesus também nos convida a abandonar o que nos prende a este mundo e segui-Lo com um coração obediente e sincero, não dividido. De fato, o desafio é grande, mas Ele promete que nos ajudará a vencer.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/coracao-dividido-3/

Nenhum comentário: