Ele então me levou para dentro do pátio interno da casa do Senhor, e ali, à entrada do templo, entre o pórtico e o altar, havia uns vinte e cinco homens. Com as costas para o templo do Senhor e o rosto voltado para o oriente, eles se prostravam na direção do Sol. Ezequiel 8:16
O êxodo foi um ato libertador. Mais do que realizar a libertação física, Deus desejava libertar Israel da adoração que o prendia à terra da escravidão. Mais do que um novo endereço, uma nova terra, Deus oferecia um relacionamento real. Cada praga enviada ao Egito era um anúncio do Deus verdadeiro aos deuses falsos cultuados por egípcios e israelitas. Eram formas diferentes de dizer que há um Criador e que é Ele quem dirige a criação. Só Ele merece culto.
Como símbolo da presença divina no meio de Seu povo e ilustração do plano da salvação, um santuário foi estabelecido no meio do deserto. Seus muitos rituais e objetos apontavam para a libertação e para o Libertador. Suas medidas, cores e seus materiais foram escolhidos pelo próprio Deus e cumpriam uma função nesse quadro de adoração. Até mesmo a posição em que o tabernáculo seria montado foi cuidadosamente escolhida. Sua porta da frente deveria dar para o oriente. Isso não era por acaso.
O oriente é o lado do nascer do Sol. No Egito, o Sol era conhecido como o deus Rá, principal divindade adorada nos dias escuros do cativeiro. Era considerado o centro do panteão egípcio e o originador dos demais deuses. Quando orientou que o lugar de Sua habitação entre os israelitas fosse construído de frente para o nascer do Sol, Deus tinha um propósito: cada vez que um adorador viesse para se encontrar com Ele e oferecer sacrifício, ao entrar pelas portas do santuário, estaria de costas para o Sol.
Eu creio que o sábado é um tipo de santuário que Deus construiu no tempo. Cada vez que entramos pelas suas portas, nós somos convidados a dar as costas a tudo que nos afasta do Criador. O sábado é um lembrete do compromisso de santidade que temos.
Mais um sábado chegou. As portas se abriram mais uma vez. Ao entrar, ande devagar. Você estará pisando em um pedaço da eternidade. Deixe de lado tudo que possa atrapalhar sua conexão com o Eterno e aproveite tudo que Ele já preparou para você nas horas deste dia.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/santuarios/
Nenhum comentário:
Postar um comentário