quarta-feira, 19 de junho de 2024

MARCOS

Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Marcos 1:1

A Bíblia inteira testemunha sobre Jesus, mas os quatro evangelhos fazem isso de uma forma ainda mais especial. Neles, Jesus é o protagonista. Seu caráter e Seus ensinos são apresentados claramente. É provável que você já tenha lido várias das histórias escritas por Mateus, Marcos, Lucas e João. No entanto, há detalhes que podem afetar a maneira como entendemos cada texto. Autores, fatos e palavras não foram escolhidos por acaso, mas cumprem uma missão especial: atingir diferentes pessoas, em diferentes lugares, com a história do Homem da cruz. 

Vamos pôr as coisas em ordem. Se pensarmos em termos cronológicos, provavelmente, o texto de Marcos tenha sido o primeiro a ser escrito. Esse é o evangelho das palavras apressadas, dos muitos milagres, das cenas simultâneas, dos relatos intercalados, do Cristo em ação. Uma das palavras que mais se repetem nesse evangelho é “imediatamente”. O autor, desde o primeiro verso, tem uma mensagem urgente para dar aos seus leitores: Jesus é o Filho de Deus! 

Alguns questionam o fato de Marcos ter tantas informações sobre a vida e o ministério de Jesus, mesmo sem ter sido um de Seus discípulos mais próximos. Mas, de acordo com estudiosos, esse evangelho seria fruto de entrevistas com o apóstolo Pedro. Essas seriam suas memórias preservadas pelo jovem Marcos. De fato, durante toda a narrativa, Pedro é geralmente apresentado sob uma perspectiva negativa. Suas falhas não são escondidas. É como se o velho Pedro estivesse contando seu testemunho e apresentando sua confissão. 

Dizem que Marcos teria os romanos como público-alvo. A estes que conquistavam novos territórios utilizando a força das armas agora é apresentado Aquele que é mais forte do que qualquer exército. Por meio de Seus feitos milagrosos, Jesus deixa claro que é mais forte que as intempéries da natureza, que os demônios, que as doenças e até mesmo que a própria morte. 

Você tem nas mãos algum problema aparentemente impossível de resolver? Olhe para o Jesus de Marcos. Ele é capaz. Ele acalma as tempestades da alma, expulsa os demônios que nos rondam e tentam, cura as dores físicas e emocionais e ressuscita os sonhos quebrados. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/marcos/

Nenhum comentário: