quinta-feira, 25 de abril de 2024

PROFESSORES DA NATUREZA!

Vá ter com a formiga, ó preguiçoso! Observe os caminhos dela e seja sábio. Provérbios 6:6.

A natureza é um grande livro de lições, e eu aprendo muitas com a jardinagem. Às vezes, plantas saudáveis em meus cuidados ficam “doentes”, e administro medicações. Já ajudei muitas das minhas plantas a lutar suas batalhas, e já tivemos muitas vitórias. Isso me faz pensar que, se eu tenho tanto interesse em plantas, o que dizer das pessoas que foram feitas à imagem de Deus? Será que eu não deveria ser mais interessada em ajudá-las a lutar suas batalhas para que elas também alcancem a vitória? 

Lembro-me de ter visto uma de minhas plantas sem muita vitalidade. Pacientemente, dediquei-me até que, certa manhã, eu a arranquei e, um tanto quanto irritada, depositei-a em um pote vazio e a substituí por uma nova planta. Semanas mais tarde, lembrei-me da planta rejeitada. Para minha surpresa, ela estava viva! Considerei como Jesus nos preserva, trabalhando em nós até que sejamos renovadas novamente. 

Enquanto eu trabalhava replantando aquela planta, não pude deixar de refletir sobre as muitas vezes nas quais desistimos em diversas situações da vida. Refleti sobre nossas decisões erradas, palavras cruéis e sobre a diferença que faria se pudéssemos revisitar essas situações nas quais desistimos porque as consideramos sem saída. Contudo, existe uma saída para toda e qualquer situação. Muitas lições resultaram daquela experiência. 

Mas preciso me apressar em contar para você sobre minha planta favorita, a dama-da-noite. De acordo com suas características, ela parece pertencer à família dos cactos. O que mais me intriga sobre essa planta são as flores lindas e homogêneas que ela produz – mas somente quando está escuro, e apenas durante a noite! Enquanto ela desabrocha, perfuma o ar. Já fiquei acordada muitas noites simplesmente para vê-la desabrochar e sentir sua fragrância. Não há nada mais encantador para mim! 

A dama-da-noite não tem medo da escuridão. Fiquei pensando naquelas longas noites escuras que às vezes passamos na vida e como reagimos a elas. Contudo, como a dama-da-noite, nós também podemos ter o nosso melhor desempenho durante as horas mais escuras da vida porque conosco, na escuridão, Jesus está. Um compositor observa que, quando não conseguimos localizar Jesus, podemos encontrá-Lo por meio das marcas dos pregos em Suas mãos. Preciso procurar, em meio à escuridão, até sentir as mãos de Jesus! Ele está sempre conosco, por isso não precisamos temer a escuridão. Sim, podemos desabrochar nas estações escuras também, assim como a fé o faz. A fé é o pássaro que canta enquanto tudo ainda está escuro. 

Que Deus nos conceda canções, flores e fragrância nas estações da noite e ao longo de todo o dia! 

Jacqueline Hope HoShing-Clarke

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/professores-da-natureza/

Nenhum comentário: