sábado, 16 de dezembro de 2023

O DEUS QUE VÊ

O que você quer que Eu faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!” Marcos 10:51

Jesus foi o homem mais ocupado que viveu neste planeta; mesmo assim, tinha tempo para atender às necessidades das pessoas. Ele sentia compaixão pelas grandes multidões (Mt 9:36) e, ao mesmo tempo, por uma só pessoa. Ele valorizava prostitutas como se fossem rainhas; dava atenção a mendigos como se fossem monarcas; recebia crianças da mesma forma como tratava os poderosos. 

Uma dessas pessoas se chamava Bartimeu, um mendigo cego que vivia pedindo esmolas no caminho de Jericó. Ninguém o valorizava. Ninguém o enxergava. Era tratado como um estorvo para a sociedade, indigno de receber qualquer tipo de privilégio. Essa condição era interpretada como sendo resultante dos seus próprios pecados. 

Ao ouvir que Jesus passava à sua frente, Bartimeu gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v. 47). O uso desse título messiânico indica que ele reconhecia Jesus como o Messias prometido. Enquanto a multidão ouvia o clamor de Bartimeu, muitos o repreendiam para que se calasse. Mas, à medida que era reprimido, Bartimeu gritava ainda mais forte. 

O Mestre, então, parou e chamou o mendigo. Este, por sua vez, deu um salto e foi até Jesus. A cena seguinte é interessante. Em vez de curá-lo imediatamente, Cristo perguntou: “O que você quer que Eu faça?” (v. 51). Não parece estranho perguntar a um cego qual é o seu maior desejo? No entanto, Jesus queria ouvir a necessidade do coração. Bartimeu, então, respondeu: “Mestre, eu quero ver!” (v. 51). 

Em grego, a resposta de Bartimeu foi: “Mestre, eu quero ver de novo.” Isso indica que ele não havia nascido cego, mas perdera a visão durante a sua vida. Então Jesus disse: “Vá, […] a sua fé o curou” (v. 52). Imediatamente Bartimeu recuperou a visão e passou a seguir a Jesus pelo caminho. 

Muito tempo antes de Bartimeu clamar por ajuda, o Mestre já o havia enxergado. Jesus via Bartimeu como um grande missionário, alguém com potencial para expandir o reino de Deus na Terra. Da mesma forma, Cristo enxerga você neste instante. Ele conhece as suas lutas, incapacidades e seus desafios e é capaz de transformar você em uma poderosa testemunha. Permita que Ele realize isso em sua vida, começando agora.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-deus-que-ve/

Nenhum comentário: