sexta-feira, 24 de novembro de 2023

A FORÇA DO EXEMPLO

Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. João 13:15

Em janeiro de 2022, eu estava com a minha família no litoral paranaense, e aproveitamos para ver alguns álbuns de fotos antigas dos parentes da minha esposa. Em uma das páginas, encontramos um recorte do jornal Tribuna do Paraná, datado de 28 de dezembro de 1970, cuja matéria principal tratava de um garoto de três anos que “roubou” um trem. 

Marcelinho era considerado um menino terrível até pelos pais, que faziam de tudo para conter suas travessuras. Muito esperto, o garoto costumava fugir de casa para se encontrar com o pai, o senhor Jaime, que trabalhava na rede ferroviária que ficava a 200 metros da sua casa, em Paranaguá. Observando o trabalho do pai, Marcelinho aprendeu como se aciona uma locomotiva. Foi assim que o garoto ligou sozinho o trem número 521 e partiu em direção à Serra do Mar. 

Todos ficaram desesperados. Um amigo de Jaime contou: “Vi a locomotiva passar, mais ou menos a uns 50 quilômetros por hora. Não tombou por milagre. Vi o garotinho sentado tranquilamente no banco do maquinista, segurando a alavanca de velocidade, que devia estar no último dente.” 

Felizmente a aventura de Marcelinho terminou cerca de 40 minutos depois, a uma distância de 39 quilômetros, na cidade de Morretes. Lá ele foi recebido com aplausos por cerca de 200 pessoas que o esperavam na estação. Ao desembarcar, o maquinista mais jovem do mundo foi logo dizendo: “Chega de máquina!” Tirou o chapéu da cabeça e foi direto para o colo da mãe. 

Essa história quase inacreditável ilustra a força que o exemplo tem para motivar as pessoas. Querendo ou não, somos observados a todo instante, principalmente por aqueles que convivem conosco todos os dias. Diante disso, é bom saber que as palavras até comovem e convencem, mas o exemplo arrasta e transforma. “Ensinamos aquilo que sabemos; reproduzimos aquilo que somos”, disse John Maxwell. 

Que tipo de exemplo estamos dando para os nossos filhos, parentes, amigos e vizinhos? Qual é o legado que temos deixado por meio das nossas atitudes? Albert Schweitzer afirmou: “Dar o exemplo não é a melhor maneira de ensinar – é a única.” Lembre-se de que muitos “maquinistas” estão observando você. Para não errar, siga o exemplo de Jesus.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-forca-do-exemplo/

Nenhum comentário: