domingo, 22 de outubro de 2023

POR QUE SOFREMOS?

Ainda que a figueira não floresça […], eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17, 18, NAA

Onde está Deus nas tragédias? Se Ele é realmente bom, por que permite que os problemas aconteçam? Esses questionamentos foram feitos há alguns anos pelo senador americano Ernie Chambers, que chegou a processar Deus pelas catástrofes em nosso planeta. Para o político ateu do estado de Nebraska, o Senhor é o responsável pelos milhões de mortos no mundo. 

Seria Deus o culpado por todas as tragédias? E se Ele não é o culpado, por que não intervém nos desastres? Perguntas similares foram feitas pelo profeta Habacuque, há mais de 2.500 anos, durante a invasão dos caldeus na terra de Judá. Logo no início do livro, ele disse: “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que Tu ouças?” (Hc 1:2). 

Gosto de Habacuque não apenas porque era músico, mas pelo fato de ser franco com Deus. A questão central do seu livro pode ser resumida nas palavras: “Por que sofremos?” Embora não traga respostas diretas, a obra apresenta a maneira certa de viver neste mundo dominado pelo mal. 

A principal forma de lidar com o sofrimento é apresentada na famosa frase: “O justo viverá pela sua fé” (Hc 2:4, NAA). Esse texto é citado pelo apóstolo Paulo em várias de suas cartas e foi fundamental para a conversão de Martinho Lutero na Idade Média. Enquanto o reformador subia a escada de Pilatos em Roma, ele ouviu uma voz semelhante a um trovão, dizendo: “O justo viverá pela fé!” Isso nunca mais saiu da sua mente e foi fundamental para a sua experiência com Deus. 

Além desse verso, Habacuque escreveu: “O Senhor […] está em Seu santo templo; diante Dele fique em silêncio toda a Terra” (Hc 2:20). Essa é uma referência preciosa ao santuário celestial no Antigo Testamento. Esse vislumbre de Deus em Sua sala de comando do Universo traz a certeza de que Ele também está no controle da nossa vida. 

O livro termina dizendo: “Ainda que a figueira não floresça […], eu me alegro no Senhor.” Não costumamos usar a palavra “ainda” em meio às tragédias. Mas ela é uma lembrança de que devemos confiar em Deus em todos os momentos, mesmo que o mundo vire de cabeça para baixo. 

Ainda que você não entenda todos os porquês, decida confiar. Crer é sempre a melhor atitude. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/por-que-sofremos/

Nenhum comentário: