O Senhor põe à prova o justo e o ímpio; mas Ele abomina o que ama a violência. Salmo 11:5, NAA
Eram 10 horas da noite quando saí com um amigo pelas ruas de San Antonio, no Texas, para comprar um remédio. Em uma esquina próxima ao hotel, um local chamou minha atenção. Havia um bar cujas paredes de vidro permitiam a visão da parte interna. Ele estava superlotado. Enquanto os garçons se espremiam para distribuir garrafas de bebida alcoólica, sabe a que os clientes assistiam nos aparelhos de televisão? Luta livre. Naquela noite, álcool e violência foram o cardápio daqueles consumidores.
Nos últimos anos, eventos como o UFC – campeonato de Artes Marciais Mistas (MMA) – têm se popularizado no mundo, principalmente entre o público masculino. Socos, chutes, pontapés e cabeçadas tornaram-se o menu dessa modalidade de luta, encarada por muitos como esporte. Além do sangue a escorrer pelo octógono, há muito dinheiro correndo nos bastidores desse “espetáculo”. Tudo em nome do prazer.
No estado de Nova York, desde 1997, há muita resistência quanto às competições de MMA. Essas lutas também foram proibidas na França. A Associação Médica do Canadá, em 2010, concluiu que a prática de esportes violentos provoca traumas e lesões que podem acompanhar o lutador pelo resto da vida.
Com as transmissões de luta pela TV e internet, as imagens de violência viraram algo comum. Filmes, séries e jogos eletrônicos também contribuem para a globalização da agressividade, afetando, inclusive, crianças e adolescentes. Será que esse tipo de material promove os valores cristãos? É importante lembrar que a visão é responsável por 80% daquilo que chega ao nosso cérebro. Tudo o que contemplamos moldará nosso caráter.
A Bíblia declara que Deus odeia a violência: “Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos, pois o Senhor detesta o perverso” (Pv 3:31, 32). A violência é contrária aos princípios do reino de Deus e incompatível com os ensinamentos de Jesus. Foi Ele quem nos ordenou amar os nossos inimigos, não o contrário (Mt 5:44). Ao ser preso pela escolta romana, Cristo disse a Pedro: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham espada, pela espada morrerão” (Mt 26:52). E você, que tipo de violência precisa abandonar hoje?
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/violencia-nao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário