quarta-feira, 9 de agosto de 2023

NO COMPASSO DE DEUS

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Salmo 51:10, NAA

O coração humano é um órgão do sistema cardiovascular cuja função principal é garantir que o sangue seja enviado para todas as partes do corpo. Trata-se de uma câmara oca composta de quatro cavidades: dois átrios na parte superior e dois ventrículos na parte inferior. Ele possui aproximadamente o tamanho de um punho fechado e pesa cerca de 300 gramas. 

Antes de nascermos, nosso coração já pulsa forte dentro do peito. Os batimentos de um feto de dois meses, por exemplo, chegam a 175 batidas por minuto, enquanto o coração de um adulto tem o ritmo cardíaco médio de aproximadamente 70 batimentos por minuto. 

Se fizermos um cálculo rápido, descobriremos que o coração humano bate cerca de 104 mil vezes por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia. Isso significa que o coração de uma pessoa de 80 anos já bombeou cerca de 259 milhões de litros de sangue. Que órgão extraordinário! 

Em estudos recentes, pesquisadores descobriram algo fantástico sobre a interação entre a mente e o corpo. Fazer atividade física, por exemplo, provoca aumento na frequência cardíaca, mas o simples pensamento no exercício físico também é capaz de aumentar o ritmo do coração. Essas flutuações no batimento cardíaco são sincronizadas entre as pessoas que experimentam a mesma atividade cognitiva. 

Pesquisadores franceses testaram esse fenômeno com pessoas que ouviam um audiolivro de Júlio Verne – Vinte Mil Léguas Submarinas. E de novo os resultados demonstraram que os batimentos cardíacos dos voluntários eram síncronos, mesmo não havendo interação entre eles. 

Ao ler essa pesquisa, fiquei pensando no que acontece quando lemos a Bíblia e falamos com Deus por meio da oração. Nossos batimentos cardíacos ficam parelhos, inclusive, com o coração do Pai. Nesse coral de pulsações, é o Senhor quem dá o ritmo, a cadência. Ele é a fagulha que aquece e traz movimento e sentido à vida (Sl 39:3). 

Neste dia, peça ao Senhor que anime e transforme seu coração. Assim, ele baterá no mesmo compasso do coração de Deus. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/no-compasso-de-deus/

Nenhum comentário: