terça-feira, 25 de julho de 2023

SEM MEDO DE AMAR

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 1 Coríntios 13:4

O que é o amor? Pergunta difícil, não é? Antes de tudo, precisamos entender que as coisas mais importantes da vida são as mais difíceis de ser definidas: fé, paz, tempo, adoração, esperança, felicidade e, é claro, amor. Sabemos até demonstrá-las por meio de exemplos práticos. Porém, tentar explicar esses conceitos – especialmente o amor – é algo que, de fato, dá um pouco de trabalho. 

Em certo sentido, isso não é completamente ruim, pois o amor não é uma teoria, mas um princípio prático direcionado a outra pessoa. Não se ama apenas com palavras, mas com ações. Gosto desta declaração de Charles Swindoll: “O amor não é amor enquanto não é dedicado a alguém.” 

Embora envolva sentimento ou emoção, o amor é mais do que isso: é algo divino que implica escolha e atitude em favor de outros. O apóstolo João escreveu: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1Jo 3:18). Casey e Spohr acrescentam: “Amar é primeiro uma decisão, depois uma ação e em seguida um valor.” 

Você já disse “eu te amo” para alguém? Está em um relacionamento sério a ponto de querer unir-se a essa pessoa para sempre? No livro Antes de Dizer Sim, Jaime Kemp contrastou “amor” e “paixão” em dez pontos: 1) O amor cresce devagar, como uma árvore. 2) O amor continua crescendo mesmo depois de perceber que a outra pessoa dá suas “mancadas”. 3) O amor está interessado no bem-estar e na felicidade da outra pessoa. 4) O amor se dedica exclusivamente a uma só pessoa. 5) O amor sonha, mas sem exageros. Sabe equilibrar os sonhos com a realidade. 6) Para quem ama, o relacionamento como um todo é mais importante que a atração física. 7) O amor gosta de estar com a outra pessoa por amizade e companheirismo. 8) O amor é o que é. Não tem medo de mostrar falhas nem virtudes. 9) Quem ama encontra afinidade no outro. Interesses, alvos, valores, atividades ou mesmo só uma boa conversa. 10) Em geral, o amor contará com a aprovação de pais maduros e cristãos. Por isso, não abra mão do conselho dos mais velhos. 

Se o amor que você sente por alguém está dentro desses parâmetros, então vá em frente. Não tenha medo de amar! Ore e peça ao Senhor para abençoar e guiar seu relacionamento.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/sem-medo-de-amar/

Nenhum comentário: