quarta-feira, 10 de maio de 2023

UM DEUS QUE ESTÁ PRÓXIMO

O Deus da criação, que trouxe à existência o Sol, a Lua e as estrelas, cujo incrível poder criou este planeta e o encheu de seres vivos, também Se interessa por nós. Ele libertou Seu povo da escravidão egípcia, os guiou nas andanças pelo deserto, fez chover maná do céu, derrubou os muros de Jericó e derrotou os inimigos de Israel. Esse Deus que usou Seu poder infinito para criar o Universo, o usa para derrotar as forças do mal que lutam por nossa alma.

Leia 2 Coríntios 5:17; Salmo 139:15-18; Atos 17:27 e Colossenses 1:17. O que esses versos nos ensinam sobre a proximidade de Deus conosco?

Teólogos falam sobre a transcendência divina. Esse é o conceito de que Deus existe acima e sobre toda a criação. Mas também falam sobre a imanência divina, isto é, que Deus também, de alguma forma, existe dentro do nosso mundo e, como mostra a história bíblica, está envolvido com o planeta de forma profunda e inerente. Embora o Senhor habite “no alto e santo lugar”, Ele também está “com o contrito e abatido de espírito” (Is 57:15). Como o próprio Jesus afirmou, ao falar sobre Seus seguidores fiéis: “Eu neles, e Tu em Mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu Me enviaste e os amaste, como também amaste a Mim” (Jo 17:23). Não há como ser mais íntimo e próximo que isso.

A excelente notícia sobre Deus é que Sua grandeza e poder são tão vastos que alcançam a cada um de nós em todo o cosmos. Ele promete nos recriar, moldar e transformar à semelhança de Sua imagem. Pense no que isso significa. O Deus que criou e sustenta bilhões de galáxias é o mesmo não só em quem “vivemos, nos movemos e existimos” (At 17:28), mas também que atua em nós para nos dar novo coração, para nos limpar do pecado e nos transformar em novas criaturas em Cristo. É reconfortante saber que Deus, que é tão grandioso em poder, ama e cuida de nós.

Como obtemos esperança e conforto com a compreensão da imanência de Deus? Ou saber que Deus conhece nossos segredos mais obscuros pode nos amedrontar? Como o evangelho pode nos dar paz nesse contexto

Durante a Idade Média havia uma forte tendência de se retratar Deus como um Juiz severo e punitivo. No presente, a tendência é descrevê- Lo como um Pai amoroso e permissivo que nunca pune Seus filhos. No entanto, o amor sem justiça se transforma em caos e ilegalidade, e a justiça sem amor se torna opressão e dominação. O processo do juízo divino é uma mistura perfeita de justiça e misericórdia, ambas derivadas de Seu amor incondicional.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/adorando-o-criador/

Nenhum comentário: