quarta-feira, 3 de maio de 2023

QUANDO A PAZ É UM PROBLEMA

Quando disserem: “Paz e segurança”, a destruição virá sobre eles de repente. 1 Tessalonicenses 5:3

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na escala Richter provocou um tsunami que deixou mais de 230 mil mortos em 14 países, da Indonésia à Índia. O número poderia ser maior se não fosse a advertência de uma menina inglesa de apenas dez anos chamada Tilly, que salvou cerca de 100 pessoas na praia de Mai Khao, na Tailândia. 

Dias antes do terremoto, o professor de geografia de Tilly explicou em sala de aula como prever um tsunami. Ele ensinou que, quando a água do mar começasse a recuar e o ambiente se tornasse silencioso e pacífico, significava que uma onda gigante chegaria à costa. Graças à aula do professor e à percepção da menina, todos saíram ilesos da praia minutos antes da tragédia. 

Assim como aconteceu nas praias asiáticas, haverá um período de relativa paz e segurança no mundo antes da segunda vinda de Jesus. O discurso das pessoas será voltado para o amor, a fraternidade e a união. Parece até uma ideologia atraente, não é? No entanto, esse cenário será apenas uma antessala, o “recuo do mar”, antes do caos apocalíptico que sobrevirá à humanidade. 

Foi a respeito dessa paz que Jesus nos advertiu com veemência – uma paz fake, que anda de mãos dadas com o erro e que desdenha das advertências do Senhor. Cuidado com a paz do mundo! Desconfie da tranquilidade do “caminho largo”, do silêncio e da ausência de problemas. Aprendi isso quando meu filho Miguel tinha três anos. Quando ele não estava na sala e o ambiente ficava em silêncio, eu sabia que algo não estava normal! Nesse sentido, a “paz” servia para mim como um alerta. 

Diferentemente da do mundo, a paz de Cristo promove “guerra”, pois não é conivente com a falsidade. Jesus disse: “Não pensem que vim trazer paz à Terra; não vim trazer paz, mas espada” (Mt 10:34). Essa paz é capaz de separar amigos, expulsar vendilhões do templo e levar cristãos para o calabouço. 

Quando tudo vai bem, é preciso rever a rota. Talvez a sua fé esteja no modo “banho-maria” e você ainda não percebeu. O “tsunami” está se formando, e você está brincando de castelo de areia na praia. Fuja dessa falsa paz e corra para Jesus!

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/quando-a-paz-e-um-problema/

Nenhum comentário: