quinta-feira, 16 de março de 2023

EMOJIS NÃO ORAM

Deus é Espírito, e é necessário que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade. João 4:24

A era digital, também conhecida como Terceira Revolução Industrial, veio para transformar o nosso jeito de ser, pensar, comunicar, trabalhar e, por que não, de adorar. Tudo ficou mais fácil, acessível e rápido, inclusive para a prática religiosa. Na intenção de encurtar distâncias e facilitar processos, a era da informação tem diluído a nossa experiência com Deus e terceirizado a experiência da adoração. Vou explicar com alguns exemplos. 

Há alguns anos, quando íamos para a igreja, levávamos a Bíblia, o hinário e a lição da Escola Sabatina. Enquanto o pastor pregava, sublinhávamos os textos bíblicos e escrevíamos as nossas impressões pessoais. Além disso, à frente da igreja, havia um piano ou algum outro instrumento musical, que eram tocados por “heróis” que usavam partituras. Atualmente, em muitas igrejas, não há mais a Bíblia, o piano, o músico, e quem canta é a gravação que sai pelos alto-falantes. 

Hoje, com o fácil acesso às plataformas digitais, preenchemos o nosso tempo com músicas cristãs e pregações que nos fazem rir e chorar. Porém, a nossa adoração nunca foi tão superficial e a nossa experiência com Deus, tão frágil. Estamos viciados em comida espiritual pronta (fast-food), em vez de nos debruçarmos sobre a Palavra de Deus em busca de saciedade. Temos excesso de informações, mas nos falta sabedoria. Parece que estamos cheios. Mas, na verdade, estamos ocos. 

Não sou contra o uso da tecnologia, inclusive na igreja. Porém, é preocupante ver pessoas que utilizam as redes sociais ou outros aplicativos no momento da adoração. Da mesma forma como algumas empresas não permitem o uso incorreto da internet em horário de trabalho, deveríamos evitar essas distrações na igreja. 

Deus quer que a nossa experiência com Ele seja real, plena e verdadeira. Cuidado para não ser um crente virtual! O mundo já está cheio de falácias e fake news. Não troque o convívio com os irmãos por uma tela de computador. Não substitua os seus momentos de comunhão por figurinhas. Se alguém pedir para você orar, então ore! Lembre-se de que emojis não oram. Playbacks não louvam. Celulares não dizem “amém”. Deus quer que você seja um adorador de verdade e de coração. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/emojis-nao-oram/

Nenhum comentário: